Evangelização e solidariedade: A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre na Internet
2005-07-28 00:23:16

Ao longo dos seus três anos de presença na Internet, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre tem procurado dar o seu contributo à Igreja, à nova evangelização e à sociedade civil, através da promoção da dignidade e dos direitos do homem.

Como observou João Paulo II na carta apostólica O Rápido Desenvolvimento, os meios de comunicação de massa (onde se incluí a Internet) podem constituir uma manifestação do "carácter universal do Povo de Deus, favorecendo um intercâmbio mais intenso e imediato entre as Igrejas locais, alimentando o conhecimento recíproco e colaboração".

Na sua mensagem para as comunicações sociais de 2002, João Paulo II recordara também que nesta "aldeia global" em que vivemos, gerada pelas novas tecnologias, é importante passarmos "do mundo virtual do espaço cibernético para o mundo real da comunidade cristã".

Inserida na natureza da sua própria missão e carisma, a presença na Internet da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre pretende concretizar estes dois aspectos essenciais: contribuir para o mútuo conhecimento entre as Igrejas e as comunidades cristãs em todo o mundo e, paralelamente, fomentar a unidade e solidariedade entre os cristãos.

Por um lado, fomentar o conhecimento das Igrejas locais, partilhando informação sobre a Igreja perseguida, denunciando, por exemplo, a realidade da chamada "Igreja clandestina" na China, as condições de vida nos campos de refugiados no Sudão, ou a perseguição das autoridades às minorias étnico-religiosas no Vietname.

Simultaneamente, dar resposta aos pedidos de ajuda que nos chegam das dioceses, dando apoio a projectos pastorais, especialmente nos países onde (por razões políticas, económicas, culturais ou religiosas) a Igreja sofre restrições à sua missão de evangelização ou onde carece de meios para realizar essa mesma missão.

Neste ano em que celebra uma década de actividade em Portugal, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre decidiu remodelar a sua página na Internet, com o objectivo de chegar a novos públicos, em especial, junto dos utilizadores mais frequentes das novas tecnologias da informação: os jovens.

Procurámos, deste modo, promover uma comunidade dinâmica, assente na solidariedade, no voluntariado e na oração. Uma comunidade interactiva, reunindo os que em Portugal nos ajudam com todos aqueles que em África, na América Latina, na Europa de Leste ou na Ásia beneficiam dessa ajuda. Uma comunidade fortalecida pela prática do amor ao próximo em que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre se assume como intermediária, como ponte pastoral entre benfeitores e beneficiários.

Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
www.fundacao-ais.pt