paroquias.org
 

Notícias






Peregrinação Nacional dos Avós a Fátima
2005-07-26 22:21:10

Terminou esta manhã, dia 26 de Julho, em Fátima a peregrinação nacional dos Avós ao Santuário, que decorreu ontem e hoje, e na qual participaram mais de quinhentos avós vindos de todo o país e, em alguns casos, acompanhados pelos respectivos filhos e netos.


Ponto alto de todo o encontro foi a eucaristia celebrada às 11 horas na Basílica pelo Reitor do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra, e na qual participaram à volta de mil pessoas.
Durante a homilia da celebração, o Padre Luciano Guerra sublinhou a importância do restabelecimento dos laços familiares como forma de inversão do estado de infelicidade que as famílias, espelho da sociedade, vivem actualmente.
“Um dos sinais mais tristes é o isolamento e a solidão da Terceira Idade. (…) Todos nós temos pena das coisas que estão a acontecer. Há dramas muito grandes”, afirmou, acrescentando que “não estamos a culpar ninguém, estamos a ver os problemas que existem”.
“Se a união europeia continuar sem poder resolver o problema da família, não se vai conseguir unir”, isto porque, considera o sacerdote, “é com o amor da família que se conseguem resolver os problemas urgentes”.
Na sua meditação sobre a vocação dos avós e dos netos, Monsenhor Luciano Guerra frisou “o momento de crise de amor familiar” que se vive actualmente. ”Quando o amor familiar está em crise toda a solidariedade (familiar e social) está em crise”, disse.
“Os avós sofrem com os problemas dos netos e com a solidão. (...) “Pedimos a Jesus que nos ajude, a nós cristãos, a procurar encontrar a solução para este cancro, este mal (a solidão) que mina as nossas famílias”, concluiu.
Durante esta celebração dois casais renovaram as suas promessas matrimoniais de fidelidade e amor nos seus 25 anos de casamento.
A iniciativa da organização da Peregrinação Nacional do Avós, pelo Santuário de Fátima, pretende ser sobretudo como uma homenagem aos idosos e um apelo para a renovação e respeito dos laços familiares.
No âmbito deste encontro em Fátima, realizado pelo quinto ano consecutivo, os avós participaram durante os dois dias em vários momentos de oração e de convívio, tiveram oportunidade de assistir a um filme sobre a mensagem de Fátima e de realizar o sacramento da Reconciliação.
A última cerimónia do programa teve lugar ao meio-dia de hoje, na Capelinha das Aparições, com o Rosário, orientado pelo capelão do Santuário Padre Manuel Antunes. Também as intenções desse momento de oração foram pela unidade da família.

Boletim Sala de Imprensa
Santuário de Fátima



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia