paroquias.org
 

Notícias






Faculdade de Teologia reforça aposta no ensino à distância
2005-07-21 21:54:03

Após as experiências levadas a cabo com os cursos de “Turismo e Património Religioso” e “Síntese Catequética avançada”, a Faculdade de Teologia (FT) da UCP reforça a aposta no ensino à distância (elearning).

No próximo ano lectivo, a FT vai oferecer um “Mestrado em Património Religioso e Transmissão Cultural”, com o objectivo de ajudar os interessados a “compreender e explorar a arte e tradições religiosas – ciclos festivos, artesanato e património arquitectónico”. O curso é apresentado aqui.
As candidaturas decorrem entre 1 de Julho a 15 de Setembro. Podem candidatar-se os licenciados em qualquer área do conhecimento, desde que preencham os requisitos legais (média de licenciatura igual ou superior a 14 valores; a situação dos licenciados com médias inferiores pode ser considerada mediante a apreciação do curriculum vitae).
As iniciativas da Faculdade, neste âmbito, tentam fazer face à necessidade de valorizar o património, em grande parte, de origem e enquadramento religioso (pré-histórico, judaico, cristão ou muçulmano).
“Tendo em conta a importância cultural e sócio-económica do Património Religioso do nosso país, a Faculdade de Teologia, em colaboração com o Instituto de Ensino e Formação a Distância da UCP, propõe um programa de formação avançada que visa compreender e explorar, de forma inovadora, as diferentes dimensões e concretizações dessa memória cultural: a arquitectura, as artes plásticas, o património em contexto museológico, mas também as tradições, as ritualidades e outras práticas, que caracterizam tanto as grandes religiões históricas como as religiosidades tradicionais configuradoras das identidades locais”, explica a FT.
Segundo os promotores do Mestrado, “procurando articular investigação e formação profissional, este programa de estudos responde aos desafios actuais de qualificação dos recursos humanos, apresentando-se como uma mais valia em áreas como a educação, a comunicação social, a animação cultural, o desenvolvimento local, o turismo, entre outras actividades profissionais ligadas ao património e sua transmissão”.
No próximo Domingo, o programa 70x7 será dedicado às iniciativas de ensino à distância da Faculdade de Teologia da UCP.

Plano de Estudos
1º ANO
1º Semestre
Roteiro do Património Judaico, Coord.: Dr.a Esther Mucznik
Roteiro do Património Cristão, Coord.: Doutor D. Carlos Moreira Azevedo
Roteiro do Património Islâmico, Coord.: Doutor Peter Stilwell
Rito, Liturgia e Cultura, Coord.: Doutor Alfredo Teixeira
Educação, Património e Transmissão Cultural, Coord.: Doutor Peter Stilwell/Mestre António Augusto Fernandes
Seminário de Projecto - Coord.: Equipa constituída pelos docentes do 1º Semestre

2º Semestre
Festas, Romarias e Tradições, Coord.: Doutor Alfredo Teixeira
Conservação e Divulgação de Colecções de Arte Sacra, Coord.: Doutora Natália Correia Guedes
Arte Religiosa em Portugal, Coord.: Doutor D. Carlos Moreira Azevedo
Educação, Património e Transmissão Cultural, Coord.: Doutor Peter Stilwell/Mestre António Augusto Fernandes
Seminário de Projecto - Coord.: Equipa constituída pelos docentes do 2º Semestre

2º ANO
Seminário de Apoio à Dissertação

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia