Bispo agredido em Cabinda
2005-07-21 21:29:49

O administrador apostólico da diocese de Cabinda, Angola, Dom Eugénio dal Corso, foi brutalmente espancado e impedido de realizar o primeiro culto matutino na Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A agressão ocorreu pelas 06h30 de anteontem.

Um grupo de seis jovens, que ainda não foi detido, irrompeu na igreja e dirigiu-se para a sacristia onde estava D. Dal Corso. O bispo, de 66 anos, foi empurrado, arrastado pelo chão e pontapeado. Levado para o Hospital Central de Cabinda, onde foi tratado, o bispo está a recuperar de forma satisfatória.

Dom Eugénio dal Corso, italiano, actual bispo de Saurimo, foi nomeado recentemente novo administrador apostólico de Cabinda, em substituição de D. Damião Franklim, pedida pelo próprio devido a problemas de saúde.

O representante do Papa em Angola, o núncio apostólico Ângelo Beccio, considerou em Luanda “muito grave e dolorosa” a agressão de que foi vítima o bispo Dal Corso, qualificando-o de “ofensa para a igreja, para o povo de Cabinda e para o povo de Angola”. Ângelo Beccio afirmou ainda que “aguarda uma decisão da Santa Sé” sobre essa “cobarde agressão”.

O vigário-geral da Diocese de Cabinda, padre Raúl Tati, e o pároco da Igreja Imaculada de Cabinda, padre Jorge Casimiro Congo, foram instados a prestar declarações na Direcção Provincial de Investigação Criminal de Cabinda.

Fonte CM