Cicloperegrinos estão mais perto de Colónia
2005-07-20 21:23:16

A segunda etapa dos cicloperegrinos que partiram de Faro ontem (dia 18 de Julho) em direcção a Colónia (Alemanha) para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude está praticamente concluída mas ainda faltam muitos quilómetros na pernas.

Ao todo “já percorremos cerca de 150 quilómetros” mas o primeiro dia foi “um bocado complicado” – relatou à Agência ECCLESIA o Pe. Dinis Faísca, um dos cicloperegrinos e principal impulsionador desta iniciativa. A primeira etapa teve mais quilómetros que o esperado porque “calculámos o percurso através do computador e este deu-nos um erro de dez mil metros”. E acrescenta: “esta distância na serra algarvia é muito”.
Se as temperaturas no primeiro dia ajudaram os seis cicloperegrinos “hoje apanhámos com 42 graus”. O pelotão ainda não sofreu baixas mas já “tivemos um percalço”. A rapariga que os acompanha até Salamanca teve um furo. O cansaço sente-se mas o “ânimo está muito elevado” – sublinha o Pe. Dinis Faísca. Para isso contribui o apoio transmitido pelos automobilistas e pela forma como “fomos acolhidos ontem em Castro Verde”. O pároco da localidade foi ao encontro dos cicloperegrinos para “dar força” e “preparou-nos umas camas para descansarmos devidamente”. Como não têm carro de apoio “temos que levar bagagem (cerca de 30 quilos) na bicicleta” – menciona o impulsionador. Após um dia a pedalar, os cicloperegrinos colocam um gel muscular para a recuperação.
Uns meses antes do «tiro de partida» dado pelo bispo da diocese, D. Manuel Quintas, os cicloperegrinos fizeram exercício físico. “Natação, corrida na praia e no circuito de manutenção” – revelou.
No âmbito da participação da diocese do Algarve na XX Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Colónia, de 15 a 21 de Agosto próximo, com Bento XVI, 6 dos 111 jovens algarvios inscritos já estão a caminho. Ao todo estes cicloperegrinos irão percorrer cerca de 2400 quilómetros, numa iniciativa que pretenderá aliar a fé ao desporto.
O Pe. Dinis Faísca, com 32 anos de idade, sacerdote da diocese do Algarve e principal impulsionador do grupo, está acompanhado pelos gémeos Alexandre Simões e Cristiano Simões, ambos com 15 anos; por João Silva, de 22 anos; por Nuno Cavaco, de 27 anos; e por Nuno Simões, com 46 anos, o veterano do grupo e pai dos dois mais novos elementos.