Plano de Operação Fátima 2001
2001-05-11 22:28:12

A Operação Fátima 2001 entra em acção a partir das 10 horas do próximo dia 11. Estarão envolvidas um vasto conjunto de entidades que têm como principal missão zelar pela segurança e bem estar dos milhares de peregrinos durante a sua deslocação e estadia em Fátima em mais uma Peregrinação Internacional Aniversária de Maio. Coordenada ao mais alto nível pelo Governador Civil do Distrito de Santarém a Operação visa também facilitar a vida aos residentes em Fátima.

Em termos de meios, humanos e materiais, vão estar envolvidos:

Vinte e dois médicos, trinta enfermeiros e trinta administrativos da Unidade de Saúde do Santuário de Fátima;

Dez médicos, oito enfermeiros e seis administrativos do Centro de Saúde de Ourém;

Doze médicos, doze enfermeiros e dez técnicos da Unidade de Saúde da Protecção Civil;

Um helicóptero, 1 viatura médica, quatro médicos, um enfermeiro e cinco operações de comunicações do INEM.

Vão estar em alerta as Urgências dos Hospitais de Santarém, Torres Novas, Tomar e Abrantes e haverá reforço no serviço de Urgências do Hospital de Santo André, em Leiria.

Cento e trinta e cinco bombeiros, 22 ambulâncias, cinco prontos-socorros, uma auto-escada, dois auto-tanques, duas viaturas de desencarceramento, cinco auto-comandos, dois grupos de motas com socorristas, nove postos fixos de socorro de saúde são os meios envolvidos por parte dos bombeiros.

A Segurança Social terá nesta Operação vinte técnicos de serviço social e três viaturas.

Em termos de forças de segurança, o Serviço Nacional de Protecção Civil terá em Fátima um helicóptero de reconhecimento e um Centro de Operações Avançado (a localizar junto ao Posto da PSP de Fátima).

A Polícia de Segurança Pública - PSP encaminhará para a cidade noventa elementos do Comando distrital de Santarém, sessenta do Corpo de Intervenção e cinquenta viaturas ligeiras e motociclos.

A Guarda Nacional Republicana – GNR terá envolvidos 180 elementos e dez viaturas ligeiras, sendo que a GNR-BT terá 200 elementos e 100 viaturas por conta desta Operação.

Assistência Social

Vai manter-se durante esta peregrinação o serviço iniciado na Operação Fátima 2000: o Centro de Acolhimento a Pessoas Perdidas, a funcionar junto do Centro de Santo António, ao cimo do Recinto de Oração do Santuário, mantendo-se portanto a presença neste local de pessoal técnico especializado. Haverá um espaço próprio com brinquedos para as crianças, alimentação e todo o apoio para reencaminhar as pessoas perdidas aos seus destinos.

Neste serviço vai estar a funcionar o número verde 800 204 245.

Refira-se ainda que durante a peregrinação internacional de Maio do ano 2000, que contou a presença do Santo Padre, perderam-se, nos dias 12 e 13, 289 pessoas.

Aos peregrinos em geral será assegurado todo um sistema e localização dos vários serviços ao dispor. Para o efeito, serão distribuídos até ao dia 12 cem mil folhetos com instruções, estando ainda assegurado todo um sistema intenso de informação e acompanhamento, por forma a evitar demoras no trânsito.

Em termos de saúde, a Operação Fátima 2001 actuará em três níveis:

1.º nível - Vinte postos de Bombeiros vão estar operacionais nos acessos a Fátima, num raio de abrangência de 15 quilómetros, essencialmente para acompanhamento dos peregrinos a pé.

2.º nível – Irá funcionar a rede hospitalar local, isto é, o Posto-de-Socorro do Santuário e o Hospital de Campanha da Protecção Civil (junto ao posto da PSP).

3.º nível – Cinco hospitais distritais da região – Santarém, Abrantes, Tomar, Torres Novas e Leiria - vão estar de prevenção, para qualquer emergência de grande dimensão, nomeadamente eventuais acidentes em cadeira, intoxicação alimentar e situações de pânico colectivo.

Parqueamento na Cova da Iria

A vasta equipa ligada à Operação Fátima 2001 considera “fundamental” a gestão dos parques dentro do núcleo urbano de Fátima para a retirada das viaturas das estradas.

Os autocarros serão encaminhados para os parques 2, 11, 12 e 13, podendo ainda ser utilizado o parque 18 com transferes assegurados para a Rotunda Sul.

Os parques vão estar sob vigilância que procurará garantir a segurança dos peregrinos e das viaturas, terão a funcionar WC’S e contarão com a presença de bombeiros.

Apenas é permitida a subida e descida de passageiros dos autocarros nos parques de estacionamento.

“Se conseguirmos evitar a paragem do tráfego na circular de sentido único da cidade, o que dependerá muito da resposta do parqueamento, tornar-se-á mais fácil retirar o trânsito da A1”, referem os responsáveis por este programa, que considera como “1.ª prioridade” o acesso a Fátima.

Medidas preventivas

A direcção de toda esta operação é assumida pelo Governador Civil de Santarém, Carlos Cunha, coadjuvado pelo Chefe da Delegação Distrital do Serviço Nacional de Protecção Civil.

Entre as medidas preventivas apontadas por este responsável estão vários conselhos aos peregrinos, nomeadamente:

Que as pessoas cheguem cedo ao local

Tenham paciência para esperar com calma

Respeitem os conselhos dos folhetos a distribuir

Não queiram sair todos ao mesmo tempo

Sempre que necessário respeitem a fila de veículos ou de pessoas.