Bispos mais atentos
2001-05-09 13:08:26

Os bispos portugueses prometem participar mais na sociedade através da publicação de textos sobre a posição da Igreja católica em relação a temas como família, o Estado ou o trabalho.

Ontem reunidos em Fátima, em Comissão Permanente, os bispos avaliaram as reacções à última nota pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). E consideraram que o seu "grande impacto" deve-se ao facto de a doutrina social da Igreja ainda não estar muito divulgada.
"Não queremos que essa nota seja um acontecimento meramente casual e queremos continuar nessa linha de projectar luz sobre as realidades da vida social, económica, política e religiosa", justificou D. Tomás Nunes, secretário e porta-voz da CEP.

Propostas de reflexão
"A doutrina social da Igreja versa as questões ligadas com a pessoa humana, com o bem comum, com o Estado, com a família ou com o trabalho, uma quantidade enorme de problemáticas de ordem social", notou D. Tomás Nunes. E os bispos pretendem divulgá-la de uma "forma didáctica através de pequenos textos, com propostas de reflexão", que vão utilizar como principais suportes a Internet e a comunicação social regional.
Ficou decidido "publicar de uma maneira mais captável pelas pessoas um conjunto de documentos que revelam o pensar da Igreja" sobre a sociedade.

Fonte JN