Um encontro cristão de música e arte contemporânea
2005-07-06 20:42:11

Um dia o Rei “David reuniu toda a elite de Israel, em número de trinta mil homens, e pôs-se a caminho…” (cfr. 2 Sm 6)
David, nome hebraico, «bem amado», filho de Jessé, pastor, guerreiro, músico, compositor...
Com sacrifício cuidados e alegres rituais de música e dança, trouxe a Arca para Jerusalém, dançando diante dela com éfod (túnica) sacerdotal. Instalou-a numa nova tenda.

“Colocaram a Arca de Deus num carro novo (…). David e toda a casa de Israel dançavam diante do Senhor, ao som de toda a espécie de instrumentos: harpas, cítaras, tamborins, sistros e címbalos.” (cfr. Idem)
“Mical, filha de Saul, olhou pela janela e viu o rei a saltar e a dançar diante do Senhor”.
O Rei David chega a afirmar: “Foi diante do Senhor que dancei, do Senhor que me escolheu (…). E bailarei ainda mais…” (cfr. Idem)
Talvez nesta época, David começa a recolher e compor salmos para o culto de Israel, ganhando fama de “o egrégio cantor de Israel” (2 Sm 23, 1). Possui 73 salmos ligados ao seu nome.
Foi nesta figura bíblica que se inspiraram os impulsionadores e criadores deste evento, surgindo então um embrião daquilo que é hoje a Comunidade David, uma comunidade de artistas católicos de várias nacionalidades e espiritualidades, residente no Centro de Arte de Los Cabos, nas Astúrias (Espanha).

O Multifestival David pretende ser um encontro de fé entre católicos de diferentes idades ( dos 0 aos 80 anos), de diferentes movimentos e comunidades, de diferentes áreas da arte ao serviço do anúncio da Boa Nova.

Este encontro realiza-se há 20 anos em Espanha. Nos últimos 2 anos tem-se expandido a outros países da Europa e da América (Alemanha, México, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos, Porto Rico, Peru…).
O Multifestival David caracteriza-se por dar a conhecer um leque de recursos pastorais como:
- métodos de oração de diferentes escolas
- seminários de teologia e reflexão cristã sobre os grandes desafios do nosso tempo
- formação prática para aprender diversas técnicas ao serviço da pastoral
- concertos de música clássica e de rock (cristão)
- exposições de pintura, escultura e artes plásticas.

Ser um encontro de fé que tenta cobrir os principais aspectos da existência cristã.
Ser uma experiência de comunhão na diversidade.
Assim, toda programação tem com objectivo conciliar as oficinas (práticas), com o seminário conduzido por um orador, com os concertos, mas também com os momentos de oração e encontro com Deus.
• De manhã há oração da manhã (de diversas formas), a eucaristia, e o seminário.
• De tarde existem os momentos de tertúlia, os concertos clássicos e as oficinas.
• À noite os concertos de música contemporânea e no sábado a vigília de oração.

Tem como objectivo ainda de promover uma comunicação da mensagem de Jesus Cristo usando os meios que o mundo de hoje utiliza.
É um factor de motivação para os artistas católicos continuarem os seus trabalhos e anunciarem, sem descanso a Boa-Nova de Jesus... com toda a sua criatividade!

Com os olhos no Multifestival David deste ano, pela primeira vez, em Portugal, em Fátima, além da programação geral decorrerão simultaneamente três programas especiais.
- Para as crianças, estão previstas actividades e jogos com fundamento catequético - MINI DAVID - oferece aos pais a possibilidade de usufruírem do Multifestival pois as crianças(dos 3 aos 10 anos) têm um programa próprio
- Aos jovens e adolescentes, através de testemunhos, dinâmicas de grupo e pequenos concertos - o DAVID JUNIOR - os adolescentes dos 10 aos 15 anos terão oficinas e actividades adequadas às suas idades e energias.
- Aos adultos, pela participação no seminário, nas eucaristias, oficinas, conversas e debates.
- Para os estrangeiros que visitem o Multifestival, existe um programa que lhes permitirá conhecer um pouco da mensagem de Fátima, do Santuário e da sua história.

David é como uma parábola que nos recorda que a fé...é uma atitude totalizante que afecta tudo e todos!

O Multifestival David, em Portugal, ocorrerá no fim-de-semana de 22 a 24 de Julho de 2005, no Centro Pastoral Paulo VI de Fátima. Já muitos grupos e artistas confirmaram a sua presença... Entre eles, tu também poderás estar!

Existe um site específico, onde se pode buscar a informação: www.multifestivaldavid.com

O site do Multifestival David Portugal: www.multifestivaldavid.com.pt

Este projecto conta já com alguns apoios e patrocínios entre os quais se destacam: TV Canção Nova, Rádio Renascença, Rádio Vida Nova, Rádio Cidade de Tomar, Paróquias.org, Família Cristã, Edicomail.net, Edições Salesianas, Correio de Coimbra, Centro de Arte de Los Cabos, Edicomail.net - 1º E-Mail Católico em Portugal, TV , Fapil, Terra das Ideias, Gráfica Manuel Barbosa & Filhos, Gráfica de Coimbra, Nestlé, Fender e Meyer Sound.

A organização está a cargo de: KERYGMA - Associação Cultural (www.kerygma.pt), sector juvenil do Movimento da Mensagem de Fátima, Associação Sopro do Espírito, Comunidade e TV Canção Nova (www.cancaonova.pt) e Centro de Arte de Los Cabos (www.centroloscabos.com).