PEREGRINOS FAZEM-SE À ESTRADA
2001-05-09 13:06:38

Vestidos de uma forma desportiva, 140 peregrinos de Lisboa com idades compreendidas entre os 16 e os 80 anos partiram ontem a caminho de Fátima, depois de terem assistido a uma missa na Igreja da Portela (Sacavém).

Gonçalo Bettencourt, de 16 anos, em sinal de agradecimento a Deus e a Nossa Senhora pela recuperação de um seu familiar doente iniciou ontem a peregrinação a pé, que até ao próximo dia 12 de Maio o irá levar ao altar Mariano de Fátima. Ivone Carapinha, de Sesimbra, pelo 12º ano consecutivo realiza o mesmo caminho de fé, pois afirma manter " um contrato com Nossa Senhora" que enquanto a Santa lhe der força para tratar do Tiago, uma criança com dificuldades de locomoção, irá sempre ao Santuário. Como estes dois exemplos, milhares de peregrinos percorrem nos próximos dias diferentes estradas e caminhos de Norte a Sul de Portugal a fim de alcançarem "um fé renovada", segundo disse ao Correio da Manhã, João Roquette, que com 41 anos realiza pela 4ª vez a peregrinação a pé. A meio da manhã, o grupo parou para tomar o pequeno-almoço, no Café Benfica, em São João da Talha (concelho de Vila Franca de Xira), junto à Estrada Nacional 10. Todos eles membros do Grupo Comunhão e Libertação, "pertencente à igreja do Padre João, em Santos (Lisboa)", segundo explicou João Roquette, esperam no próximo dia 12 chegar a Fátima. "A exemplo de anos anteriores não é previsível que alguém desista pelo caminho", acrescentou ainda o peregrino. Grupo organizado, cada elemento paga uma inscrição de 13.500$00, verba que dá direito às refeições e a todo o tipo de apoios necessários a quem percorre 120 quilómetros. Para gerir um grupo desta dimensão são disponibilizados carros de apoio e efectuados contactos prévios com quartéis de bombeiros, pavilhões e casas de particulares, onde ficarão alojados. "A experiência vale a pena", referiu João Bettencourt. Sapatos confortáveis, uma capa para a chuva, um boné, o uso de dois pares de meias, esfregar os pés diariamente com vaselina e óculos escuros são alguns dos apetrechos que António Rebelo - um outro peregrino deste grupo - recomenda a quem pretende efectuar o caminho de fé. Para António Pinheiro Torres, que com o pároco da Igreja do Alto do Lumiar, Duarte Cunha, está encarregue de conduzir este grupo de Lisboa "consegue-se conciliar tudo com a fé" para tornar possível o funcionamento deste grupo. De ano para ano, a peregrinação efectuada pelos membros do "Comunhão e Libertação" tem cada vez mais interessados, este ano 50 pessoas ficaram impedidas de participarem, dadas as dificuldades de colocar em marcha tanta gente. Com 39 anos, Pinheiro Torres desloca-se a pé a Fátima por três motivos principais: "A fim de cumprir um pedido de Nossa Senhora que disse aos Pastorinhos para que a 13 de Maio comparecessem naquele local, depois em sinal de gratidão porque a minha conversão foi neste caminho e, por fim, porque sinto estar a realizar uma missão".

Tudo organizado

Uns quilómetros à frente, na Estrada Nacional 10, junto ao Forte da Casa, caminham mais 33 peregrinos provenientes de Sesimbra e Setúbal. A organização deste grupo está a cargo de Ivone Carapinha, residente em Sesimbra. Depois de anteontem efectuarem os primeiros 40 quilómetros a pé na Margem sul, com a posterior travessia de barco entre o Seixal e o Terreiro do Paço, estes peregrinos iniciam o dia de hoje a partir da Azambuja. Ivone Carapinha organizou este grupo com dormidas em hotéis, pensões e refeições em restaurantes, sendo apoiado no caminho por um carro de apoio, que transporta sobretudo o vestuário de cada um dos peregrinos. "O custo básico desta peregrinação, incluindo refeições e dormidas é de cerca de 35 contos por pessoa", referiu Ivone Carapinha. Esta crente revelou que o grupo inicial é de 33 pessoas, mas até chegarem a Fátima é natural que outras pessoas que caminham isoladas se juntem a eles, "porque a solidariedade é um valor bem presente, não só entre os peregrinos bem como pelos automobilistas e pessoas que moram por onde nós passamos", disse a caminhante de 58 anos. "Por estarmos organizados não somos tão dependentes dos carros de apoio de várias instituições que prestam auxílio aos peregrinos. Mas para as pessoas que efectuam o caminho por si mesmos esse apoio deveria ser maior", acrescentou esta devota que há doze anos percorre a distância entre Sesimbra e Fátima. Um outro grupo de peregrinos proveniente de Sintra, optou por realizar o "Caminho do Tejo". Henrique Gabriel e Virgílio Oliveira, que recentemente efectuaram uma peregrinação a cavalo entre Sintra e Santiago de Compostela (Galiza), referiram terem ficado surpreendidos pela qualidade deste caminho, uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura em colaboração com o Santuário e várias entidades. "O percurso está muito bem referenciado e tem a vantagem de ser muito mais sossegado, pois possui bastantes percursos por caminhos de terra, evitando assim a companhia dos automóveis", referiu Henrique Gabriel, ontem, quando percorria parte do percurso que acompanha a Estrada Nacional 10, junto ao Forte da Casa. O "Caminho do Tejo", no total de 126 quilómetros, inicia-se no Parque das Nações, em Lisboa, e atinge Fátima em cinco etapas definidas e conta com estruturas de passagem (locais de comida e dormida).

Fonte CM