paroquias.org
 

Notícias






Bispos dos EUA prorrogam suspensão de sacerdotes responsáveis por abusos sexuais
2005-06-22 21:49:15

Os Bispos norte-americanos decidiram prorrogar por mais cinco anos a sua política de suspensão de sacerdotes responsáveis por abusos sexuais.

A Conferência Episcopal dos EUA (USCCB) aprovou a medida por 288 votos a favor e quatro contra, aguardando agora a aprovação da medida por parte da Santa Sé.

O Comité de Bispos que reviu as medidas aprovadas há três anos dedicou vários meses a recolher testemunhos de membros da Igreja Católica. O Comité concluiu que "muitos Bispos, talvez a maioria" esperam que, mais cedo ou mais tarde, seja suspensa a proibição permanente que pesa sobre os sacerdotes responsáveis por abusos sexuais de exercer o seu ministério, mas assinalou que os líderes eclesiásticos consideram que agora não é o momento de enfraquecer as medidas punitivas.

A USCCB reviu a sua “Carta para a protecção de Crianças e Adolescentes”, documento adoptado originalmente em 2002. A política de “tolerância zero” segue as indicações dadas por João Paulo II, segundo as quais não há lugar no sacerdócio para os que abusam de crianças.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia