Jovens portugueses preparam-se para Colónia
2005-06-16 22:40:39

Os jovens portugueses continuam a preparar-se para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se celebra de 16 a 21 de Agosto na cidade alemã de Colónia.

Os responsáveis dos vários grupos nacionais irão reuni-se em Fátima, a 9 de Julho (ver programa) para ultimar os preparativos finais que levarão Bispos - a maior delegação de sempre - sacerdotes e cerca de cinco mil jovens (2520 inscritos através da Conferência Episcopal Portuguesa) até ao encontro com quase um milhão de pessoas de todo o mundo, entre elas Bento XVI.

Para Oliveira de Sousa, director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), todo o esforço dos responsáveis da Pastoral Juvenil foi coroado com a presença da Cruz das JMJ e o Ícone de Maria Salus Populi Romani. Após a recente reunião do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, ontem reuniu-se a equipa de pastoral do DNPJ, para programar o ano pastoral de 2005-2006.

A caminhada ao longo do último ano foi muito marcada pela JMJ de Colónia, que poderá abrir novas perspectivas relativamente ao futuro da acção da Igreja junto dos jovens. O director do DNPJ explica à Agência ECCLESIA que em 2004-2005 “foi possível avançar com o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, torná-lo efectivo”.

Além disso, os grandes momentos de dinamização desta pastoral foram considerados um sucesso, sobretudo o “Fátima Jovem”, ponto de encontro anual dos movimentos das várias dioceses. “Foi possível verificar que acertámos no modelos que se deseja para o Fátima Jovem, dado que o último foi o que reuniu mais consensos, em termos de organização e de dinâmicas propostas”, assinala Oliveira e Sousa.

Um outro aspecto ressaltado por estes responsável é o “entusiasmo” que se verifica, mesmo com a mudança de Papa. “Tudo o que estava associado a João Paulo II continua, com o mesmo entusiasmo, na filiação a Bento XVI”, aponta.

“Vamos caminhar com ele, em particular no que diz respeito às JMJ, mas depois isso passa pela mesma dedicação nas Igrejas locais”, conclui.

Reunião nacional com responsáveis de grupos

Santuário de Fátima, centro pastoral Paulo VI

Sábado, 9 de Julho de 2005