paroquias.org
 

Notícias






Papa mostra lado mais descontraído
2005-06-16 22:39:47

Antes de ser Papa, todo o mundo atribuía ao Cardeal Joseph Ratzinger uma imagemfria e distante (para dizer o mínimo), pouco capaz de cativar e de abrir-se ao diálogo.

Logo desde os primeiros momentos se percebeu, contudo, que as pessoas mais próximas daquele que ocupou durante 24 anos o lugar menos “simpático” da Cúria Romana apresentavam um homem simples, algo tímido, e de imensas qualidades humanas e intelectuais, para além da capacidade teológica.

Bento XVI está no imaginário colectivo como um homem de confronto, duro, mas a sua nova missão na Igreja exige uma figura conciliadora, um Mestre e um Pai na fé que oriente mais de mil milhões de sensibilidades e necessidades diferentes. Bento XVI ofereceu hoje uma mostra do seu lado mais “descontraído”, com várias saídas do programa da audiência geral das quartas-feiras. No final deste encontro semanal colocou um capacete de bombeiro, falou no telefone móvel de um doente em cadeira de rodas e usou um colar africano.

Ao saudar um grupo de pessoas com deficiência, algumas particularmente graves, o Papa deu a cada um gestos de atenção especiais, em particular com um doente em cadeira de rodas: pegou no seu telemóvel e falou durante alguns segundos.

Concluída a cerimónia, Bento XVI cumprimentou um grupo de bombeiros de Roma, que lhe mostraram a última novidade em capacetes. No meio de palmas e aclamações dos presentes, o Papa colocou um.

Noutro momento, um Bispo africano presenteou o Papa com um grande colar dourado típico desse Continente, que este usou enquanto falou com o prelado.

O Papa também recebeu hoje 500 ferroviários italianos, entre eles chefes de estações e maquinistas. Os ferroviários entregaram uma antiga lanterna ferroviária a Bento XVI.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia