Missão da Igreja passa pela Internet
2005-06-14 23:02:45

As Conferências Episcopais da Europa estão reunidas em Roma, desde ontem, para estudar os desafios e as potencialidades que a Internet oferece à sua missão.

“A Igreja tem necessidade da Internet porque tem uma Boa Nova a comunicar: qualquer instrumento comunicativo torna-se um dom para a Igreja”, explica D. Améée Grab, presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE).

Representantes de 13 episcopados marcam presença no seminário de estudos “Internet e Igreja Católica na Igreja”, promovido pela CCEE em colaboração com a Conferência Episcopal Italiana (CEI) e a associação de webmasters católicos italianos (Weca). O encontro tem sido marcado pela troca de experiências na Web, um espaço privilegiado de encontro e comunicação.

O presidente do CCEE destacou que, como qualquer outro instrumento, a Internet “torna-se aquilo que o homem quiser”. Nesse sentido, D. Grab explica que a Igreja, “mestra da comunicação”, deve indicar “critérios éticos e morais, universalmente válidos, reconhecíveis nos valores humanos e cristãos” para a sua utilização.

O prelado quis recordar que grande parte da população mundial não tem a possibilidade de ligar-se à Internet, mesmo na Europa. “A Igreja deve ajudar a tornar este instrumento acessível a todos”, indicou.

Após este seminário, começa amanhã em Roma o laboratório “Internet e menores”, no qual se procurará elaborar um guia para o uso correcto da Internet por parte das crianças, destinado a famílias e comunidades cristãs. Ainda esta semana, de 8 a 12 de Junho, terá lugar o encontro ecuménico “A Igreja na sociedade digital”, organizado pela Conferência Cristã Europeia para a Internet.