paroquias.org
 

Notícias






Estar com Bento XVI e pensar em João Paulo II
2005-06-16 22:55:10

João Paulo II ainda não saiu da cabeça dos jovens portugueses mas a Jornada Mundial da Juventude, a realizar no próximo mês de Agosto, em Colónia (Alemanha), “será um re-acertar com o novo pastor que tem outro carisma” – disse à Agência ECCLESIA Oliveira de Sousa, Director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNJP).

Na última reunião do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, dias 3 e 4 de Junho, em Fátima, os participantes tinham como objectivo central “consolidar o próprio Conselho” e dar seguimento aos pontos definido nos últimos anos.

Ao nível dos objectivos específicos, Oliveira de Sousa salienta que “pretendemos aproveitar o legado de João Paulo II e daí retirar (fazer uma hermenêutica) do conteúdo do seu magistério”. Para concretizar estes objectivos, o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil escolheu quatro áreas: “Ecumenismo, Cultura, Missão e os Laboratórios de fé na vertente da comunicação e intercomunicação da animação da Pastoral Juvenil”. Quatro itens para dinamizar linhas comuns de acção para a Pastoral Juvenil em Portugal.

Os jovens portugueses terão que se habituar a Bento XVI. “O Papa já comunicou com os jovens mas depois de uma caminhada de 20 anos não é fácil a transição”. Portugal leva mais de 5 mil jovens a Colónia, às Jornadas Mundiais da Juventude. Jovens que vão “muito optimistas e motivados”. O recorde de participação não foi batido mas “temos noção do que é movimentar os jovens. A crise económica também não facilita”. Este número corresponde ao trabalho feito pelas “dioceses nesta área da pastoral” – analisa o director do DNPJ.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia