Braga cria clínica para sacerdotes
2005-06-03 00:35:10

A arquidiocese de Braga vai construir, na cidade, em parceria com o BPN, uma clínica geriátrica para sacerdotes que será também aberta à comunidade, nomeadamente aos idosos mais carenciados, anunciou, ontem, o Arcebispo Primaz.

D. Jorge Ortiga disse que a clínica, a sedear em terreno situado junto à nova Casa Sacerdotal, implica um investimento de sete milhões de euros, a concluir dentro de dois anos, terá 30 camas, dois blocos de cirurgia, 15 gabinetes de consulta, 20 boxes de fisioterapia, 20 postos de diálise e laboratório de análises.

Na ocasião, o prelado rubricou, também, protocolos com a firma CARG-Concepção e Administração de Residências Geriátricas, para a gestão das duas residências para sacerdotes idosos já edificadas pela arquidiocese.

As duas residências, nas ruas de Santa Margarida e de D. Afonso Henriques, têm cerca de 90 quartos.

No final, D. Jorge Ortiga disse que “os contratos assinados garantem um serviço à cidade de Braga e, particularmente, aos sacerdotes e seus familiares, assim como às pessoas pobres carecidas de meios para uma velhice tranquila.”

Para além disso, o prelado sublinhou que “a Igreja tem de deixar de administrar os seus bens de forma totalmente amadora, estabelecendo parcerias que sejam úteis para os sacerdotes e para a comunidade.”

CINEMA VIRA RESTAURANTE

A arquidiocese de Braga contratualizou também ontem a recuperação do antigo teatro São Geraldo, que é propriedade da Igreja, e que vai ser transformado em espaço de animação cultural e recreativa, “com epicentro na restauração”.

O São Geraldo, outrora uma das duas salas de cinema e de espectáculos do centro da cidade (chegou a ser das únicas, a par do Teatro Circo) encontra-se encerrado há 15 anos. Na altura, havia uma proposta de uma distribuidora de filmes que pretendia alugar a sala, só que tratava-se de uma distribuidora de filmes para adultos e a arquidiocese, naturalmente, recusou.

“Penso que chegámos a um bom acordo e que aquele espaço vai ser muito útil à cidade”, disse D. Jorge Ortiga, lembrando que “quanto mais tempo estiver fechado mais se degrada”.

De resto, a Igreja chegou à conclusão que o espaço não tinha viabilidade como sala de espectáculos, até porque se encontra a poucos metros do Teatro Circo, um dos maiores teatros do País. Este será também um espaço para debates e apresentação de livros.

Fonte CM