Funchal celebrou festa do seu Padroeiro
2001-05-07 19:38:34

A cidade do Funchal celebrou, a 1 de Maio, o dia do seu Padroeiro, São Tiago Menor. Esta é uma efeméride que já remota ao ano 1538, quando aquela cidade era assolada pela peste que durava já há 17 anos.

As autoridades, após tantas tentativas sem sucesso, determinaram que se juntassem todas as pessoas, sãos e doentes, numa súplica a São Tiago.
Para cumprir a tradição, realizou-se mais uma vez a Procissão do Voto da Cidade que depois de percorrer as ruas da cidade seguiu até à Igreja do Socorro – Igreja de São Tiago Menor onde foi celebrada uma eucaristia que assinalou esta data tão significativa para todos os funchalenses. Pe. Rafael Andrade, presidindo à eucaristia, recordou que actualmente também precisamos da protecção divina, pois continuamos a ter, e até talvez mais graves, “ameaças à saúde e à integridade da pessoa humana”. Para o pároco de Santa Maria Maior “as imagens e as notícias de que temos conhecimento através dos meios de comunicação social mostram as nossas vulnerabilidades e como as nossas comunidades estão expostas a outras pestes”.