Bispo de Leiria-Fátima prepara «adeus» à Diocese
2005-05-19 21:52:51

D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo de Leiria-Fátima, irá apresentar no próximo mês a sua renúncia ao governo da Diocese, seguindo as normas do Código de Direito Canónico (cân. 401). O prelado completa 75 anos no dia 16 de Junho e assegura que chegou o tempo de mudar.

“A resignação é um direito que tenho, para poder disponibilizar-me para estudar, rezar, escrever, atender as pessoas, e já tomei todas as providências para que tenha um sucessor melhor do que eu”, revelou à agência ECCLESIA.

O “adeus” do 13 de Maio não teve, contudo, um significado de despedida para D. Serafim Ferreira e Silva, que se considera “um peregrino no tempo”.

“Quero ter tempo para utilizar a minha criatividade, a minha liberdade, a minha memória. Falta tempo para ouvir, falar com uma criança, com a natureza, com um velho, com o mais além”, confessa.

Bento XVI não foi ainda formalmente convidado para vir a Fátima, mas D. Serafim diz que o facto de a Diocese ir mudar de Bispo não alterará o desejo de ter o Papa no Santuário da Cova da Iria. “Será sempre o Bispo de Fátima a convidá-lo, seja António, João ou quem for”, assegura.