paroquias.org
 

Notícias






Fiéis de todo o Mundo pedem protecção pela net
2005-05-13 21:44:00

A distância já não é problema para fazer chegar um pedido de oração à Virgem Maria. Através da internet, o Santuário de Fátima recebe centenas de solicitações todas as semanas, enviadas dos quatros cantos do Mundo. O conteúdo dos pedidos é variado, mas está quase sempre relacionado com situações de angústia. Embora também haja quem evidencie apenas a necessidade de um "abraço virtual".

O atalho para fazer chegar a mensagem à Nossa Senhora de Fátima está à distância de um clique e já foi descoberto por milhares de fiéis, desde que o serviço foi criado. Acedendo ao ‘site’ oficial do Santuário (www.santuario-fatima.pt), na coluna do lado esquerdo aparece um item destinado aos pedidos de oração.

Basta entrar no serviço, escrever a mensagem e carregar na tecla ‘enviar’. Em poucos minutos, a solicitação é recebida no Centro de Comunicação Social do Santuário, impressa e entregue a uma religiosa do Serviço de Peregrinos, que a coloca aos pés da Virgem, na Capelinha das Aparições. Nos casos em que se verifica a necessidade de uma resposta, é enviado um ‘e-mail’ de volta. “Não é uma ‘prescrição médica’, é um conselho, uma palavra, um ‘abraço virtual’. Às vezes, é apenas a informação de que a mensagem foi recebida e depositada uma noite, junto de Nossa Senhora”, esclarece o reitor do Santuário, monsenhor Luciano Guerra.

Diz o ditado que o povo só se lembra de Santa Bárbara quando troveja. E, neste caso, com razão, pois a maioria dos pedidos de oração é de pessoas com problemas graves de saúde, com dificuldades no casamento, na escola, na vocação ou aflições financeiras. Em jeito de prevenção, há até fiéis que pedem ajuda para não se divorciarem, para verem os filhos seguir os valores tradicionais da Igreja, ou para se afastarem dos vícios. “A fé, nestas como em outras questões, salva muita gente que se entrega nas mãos de Deus”, justifica o reitor. Das muitas súplicas virtuais enviadas ao Santuário, grande parte é proveniente do Brasil, um país tradicionalmente devoto da Nossa Senhora de Fátima. Seguem-se os pedidos dos fiéis portugueses, dos países da América Latina com língua espanhola e da Itália. A crescer está o número de solicitações enviadas a partir dos Estados Unidos e do Canadá, desde que o serviço ficou disponível também em inglês.

IRMÃ LÚCIA SUBSTITUI VIRGEM A esmagadora maioria dos pedidos de oração enviados para o Santuário é dirigida à Nossa Senhora de Fátima, havendo, pontualmente, algumas súplicas aos beatos Francisco e Jacinta Marto. Este cenário alterou-se quando se deu o falecimento da Irmã Lúcia. Nos dias seguintes à morte da vidente, a generalidade dos ciberfiéis passou a dirigir os pedidos de intervenção divina à última testemunha viva das Aparições da Cova da Iria. O pico de visitas à página virtual do Santuário de Fátima, aliás, registou-se a14 de Fevereiro deste ano, o dia seguinte ao anúncio da morte da Irmã Lúcia. De acordo com dados revelados pelo Centro de Comunicação Social do Santuário, só neste dia visitaram o sítio 6545 pessoas. Além das mensagens a pedir protecção à vidente, os internautas procuravam informação sobre o falecimento de Lúcia e a visualização de fotografias da religiosa.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia