Americano chefia doutrina no Vaticano
2005-05-13 21:30:31

O Papa Bento XVI nomeou o Arcebispo de São Francisco, William J. Levada, 68 anos, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cargo que o cardeal Joseph Ratzinger ocupou durante 23 anos, antes de ser nomeado Sumo Pontífice.

Levada já trabalhou na Congregação para a Doutrina da Fé, entre 1976 e 1982, e integrava aquele importante órgão da Santa Sé quando o cardeal Joseph Ratzinger, agora Papa Bento XVI, foi nomeado para o dirigir, em 1981. William J. Levada, um californiano de quarta geração, é Arcebispo de São Francisco desde 1995. O cargo de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé é habitualmente ocupado por um cardeal. Quer isto dizer que Levada deverá integrar a lista dos primeiros cardeais indicados pelo novo Papa, o que deve acontecer ainda este ano.

A Congregação para a Doutrina da Fé é o órgão sucessor da Inquisição. É responsável por vigiar a doutrina e os ensinamentos da Igreja Católica Romana e funciona na Santa Sé, no Vaticano. Foi nesse cargo que Ratzinger ganhou fama de conservador ortodoxo, combatendo a "Teologia da Libertação", o "feminismo radical" e a sobreposição de outras Igrejas à Igreja Romana.

Fonte CM