Fundação Ajuda à Igreja que Sofre - uma década ao serviço de Portugal
2005-05-03 22:05:20

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) comemora uma década de actividade em Portugal ao serviço da Igreja. Para assinalar esta data, a Fundação irá promover diversas iniciativas ao longo deste ano.

Ao longo deste ano decorrerem várias iniciativas para assinalar uma década de actividade da Fundação em Portugal, iniciada em Outubro de 1995, com a inauguração do secretariado nacional em Lisboa. Assim, entre 9 e 13 de Julho, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre organiza um retiro espiritual no Centro Catequético, em Fátima. Este retiro será presidido por D. Francisco da Mata Mourisca, Bispo do Uíge, presidente da Caritas e do Movimento Pro Pace em Angola.

Entre 13 e 16 de Outubro decorre um ciclo de conferências com D. Francisco Silota, Bispo de Chimoio (Moçambique) e vice-presidente das Conferências Episcopais de África e Madagáscar. Este ciclo de conferências terá lugar em Braga, no Porto e em Fátima, encerrando no dia 16 em Lisboa com uma celebração eucarística pública.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que dedicou este ano à memória dos mártires cristãos, editou recentemente três livros sobre a temática “Os mártires do Século XX” (Via Sacra, O Rosário e Rezar com os Mártires do Século XX). Na sessão pública de lançamento, que teve lugar no dia 9 de Fevereiro, na sede da Fundação, em Lisboa, estiveram presentes os autores das referidas obras: a jornalista Aura Miguel e o director do secretariado francês da Ajuda à Igreja que Sofre, Didier Rance.

AIS

Criada em 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, inspirado na mensagem de Fátima, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre é uma organização universal, dependente da Santa Sé, que apoia projectos pastorais em cerca de 130 países onde a Igreja se encontra em dificuldades.

A defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa, bem como a denúncia dos totalitarismos, do fanatismo religioso, a multiplicação das seitas e a falta de sacerdotes são, entre outras questões, as áreas actuais de acção da nossa organização.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre divulga informação cristã, em colaboração com os meios de comunicação social, através da impressão e distribuição de literatura religiosa e da publicação e divulgação de relatórios sobre a Igreja perseguida.

A promoção de uma “corrente de oração” junto dos cristãos em Portugal em comunhão com todos os cristãos que estão impossibilitados de manifestar publicamente a sua fé, bem como por aqueles que os perseguem, é também parte fundamental da nossa missão.

Com o objectivo de disponibilizar meios para que a Igreja perseguida possa realizar a sua missão de evangelização, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre recolhe donativos de inúmeros benfeitores em todo o mundo para apoiar projectos de formação de líderes religiosos, de construção e reparação de edifícios religiosos, de disponibilização de meios de transporte para trabalho pastoral e de apoio a refugiados.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre