Bento XVI reuniu com jornalistas de todo o mundo
2005-04-24 10:48:45

"A todos vós, jornalistas, fotógrafos, pessoas da televisão e do mundo da comunicação social, obrigado pela vossa visita e pelo serviço que fizeram nos últimos dias pela Santa Sé e pela Religião Católica", declarou o Papa Bento XVI num breve encontro com os profissionais da comunicação social acreditados no Vaticano.

"Pode ser dito que foi graças ao vosso trabalho que a atenção de todo o mundo tem estado concentrada na Basílica, na Praça de São Pedro e no Palácio Apostólico, no qual se consumiu a existência do meu inesquecível predecessor e de na Capela Sistina onde os cardeais me elegeram", acrescentou, num discurso que foi muito aplaudido.

Bento XVI foi recebido na sala Paulo VI por uma ovação em pé. Na audiência, para além de jornalistas, estavam também jovens e funcionários do sector de comunicação social do Vaticano.

O Papa, que falou em italiano, inglês, francês e alemão, relembrou o Concílio do Vaticano II, onde a Igreja assumiu plenamente a importância da comunicação social. "Quero continuar este trabalho frutuoso que foi começado por João Paulo II. Esta nova era obriga a Igreja a confrontar a era de comunicação em massa, usando-a para benefício da liturgia", sustentou.

O encontro demorou menos de 20 minutos, mas foi a primeira audiência de Bento XVI com um grupo exterior ao Vaticano, um reconhecimento da importância mediática que assumiu esta transição papal.

Fonte JN