Eleito novo Papa - Cardeais escolhem Joseph Ratzinger
2005-04-19 18:22:31

O alemão Joseph Ratzinger é o 265º Papa da Igreja Católica Romana, com o nome de Bento XVI
Os 115 cardeais eleitores reunidos no Vaticano, escolheram esta terça-feira o alemão Joseph Ratzinger como sucessor de João Paulo II, o novo Papa da Igreja Católica Romana. Os sinos da Basílica de São Pedro confirmaram a decisão poucos minutos depois de o fumo branco ter começado a sair da chaminé da Capela Sistina.

Ao segundo dia de Conclave, os cardeais eleitores chegaram a uma decisão. Depois de dois anúncios - ontem ao final da tarde e hoje ao final da manhã - a revelar ao Mundo que nenhum dos cardeais eleitores tinha recolhido os dois terços de votos (77) necessários para a ser eleito Papa, o fumo branco saiu finalmente da Capela Sistina, às 17h50 locais (16h50 em Lisboa).

Apesar de o fumo aparentar ser branco, a expectativa manteve-se durante dez minutos, até que os sinos da Basílica de São Pedro começaram a repicar, confirmando ao Mundo que está escolhido o novo Papa.

Após a escolha, o cardeal eleito teve de responder a duas questões: se aceita e por que nome deseja ser conhecido. Às 18h40 locais (17h40 em Lisboa), a grande janela da principal fachada da Basílica de São Pedro abriu-se e D. Medina Estevez anunciou ao Mundo a identidade do 265º Papa da Igreja Católica Romana, que escolheu ser conhecido por Papa Bento XVI.

A escolha não teve surpresa e recaiu sobre o grande favorito à eleição, o representante da ala conservadora da Igreja Católica Romana, o alemão Joseph Ratizinger, 78 anos de idade, ex-Prefeito para a Congregação da Dourina dos Cardeais, antigo Arcebispo de Munique. Era um dos homens mais poderosos no Vaticano, um colaborador próximo de João Paulo II. Agora, Ratzinger é o novo líder da Igreja Romana Católica, Papa Bento XVI.

O Papa Bento XVI surgiu na grande varanda do Vaticano às 18h47 (17h47 em Lisboa) e foi efusivamente saudado pela multidão reunida na Praça de São Pedro. As suas primeiras palavras foram de saudação ao seu antecessor, João Paulo II, falecido há 17 dias após 26 anos de Pontificado, o terceiro mais longo da História da Igreja Católica Romana.

"Os cardeais escolheram-me e eu estou preparado para trabalhar na vinha do Senhor", declarou Joseph Ratzinger, pedindo ao Mundo que reze pelo seu Pontificado. Nas suas primeiras palavras, o Papa Bento XVI declarou também partilhar da devoção Mariana que marcou o Pontificado de João Paulo II. Depois, às 18h53 (17h53 em Lisboa) proferiu a tradicional benção «Urbi et Orbi».

Fonte CM