paroquias.org
 

Notícias






Túmulo de João Paulo II é novo centro de peregrinações
2005-04-14 21:23:46

O túmulo de João Paulo II continua a ser esta manhã o destino escolhido por vários peregrinos empenhados em prestar uma última homenagem ao Papa que guiou a Igreja ao longo de 26 anos e meio. Pela cripta da Basílica de São Pedro, no Vaticano, passaram ontem milhares de pessoas que desde a madrugada aguardavam a sua vez para visitar o local.

No primeiro dia, o túmulo do Papa polaco foi visitado por um grupo de polacos, estudantes, famílias inteiras e muitos turistas. Cerca do meio-dia entraram na Praça de São Pedro duas bandas de música da Polónia, que tocaram canções tradicionais do seu país e hinos religiosos - um total de 70 músicos da orquestra de Lodz e da orquestra juvenil de Zambrow interpretaram peças tradicionais e música religiosa sob a janela dos aposentos pontifícios.
O Vaticano, que já tinha previsto a presença maciça de fiéis, preparou um percurso específico pela cripta, cuja entrada é na lateral da Basílica: aqueles que visitarem o túmulo de João Paulo II poderão também ver os dos Papas Pio XI, Pio XII, Pio VI, Bonifácio VIII, Nicolau V, Paulo II, Inocêncio IX e Bento XV.
“Ioannes Pavlvs PP II. 16.X.1978-2.IV.2005” é a única inscrição gravada a dourado na lápide de mármore, proveniente da famosa zona de Carrara, no noroeste italiano. O túmulo ocupa um espaço abobadado na cripta, no subsolo da basílica de São Pedro, que na parede do fundo apresenta um baixo-relevo em mármore que representa a Virgem Maria com o Menino nos braços.
Um vaso com jarros brancos e uma pequena vela acesa completam o local, que se destaca pela simplicidade que tanto agradava João Paulo II.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia