Aposentos do Papa selados definitivamente
2005-04-13 04:41:16

Os 137 Cardeais presentes esta manhã na VIII Congregação Geral de Cardeais foram informados pelo Cardeal Camerlengo, D. Eduardo Martínez Somalo, do encerramento “definitivo” dos aposentos de João Paulo II, segundo as disposições estabelecidas na Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis” (UDG).

O Cardeal Camerlengo “informou a Congregação Geral de Cardeais do encerramento definitivo do apartamento pontifício, através da colocação dos selos da Câmara Apostólica”, refere o comunicado oficial divulgado pelo Vaticano.
Os Cardeais apresentaram, depois, algumas considerações sobre artigos da UDG, que regulamenta a vida da Igreja no período da Sé Vacante e o processo de eleição de um novo Papa. As questões relativas ao transporte entre a Casa de Santa Marta e a Capela Sixtina (quase um quilómetro) – locais onde os Cardeais eleitores pernoitam e procedem às votações, respectivamente – esteve em cima da mesa.
Os participantes na Congregação Geral trocaram ainda “ideias sobre a situação geral da Igreja no mundo e sobre a Santa Sé”.
Amanhã, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa) os Cardeais receberão as condolências do Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé.