Cardeais rezaram diante do túmulo de João Paulo II
2005-04-13 04:45:57

Os Cardeais presentes no Vaticano estiveram reunidos diante do túmulo de João Paulo II para uma oração colectiva após a Capela papal, sob a presidência do Cardeal brasileiro Eugénio Sales de Araújo, protopresbítero do Colégio Cardinalício.
Dentro do programa das exéquias - os “novemdiales” -, em sufrágio do Papa há uma missa de sufrágio confiada a um grupo diferente, consoante a ligação que esses grupos têm ao Papa. Os Cardeais decidiram celebrar Capelas papais nos dias 9, 12 e 16 de Abril.

Durante a Missa, o Cardeal brasileiro frisou que o mistério da morte de Jesus “foi o fio condutor” do pontificado de João Paulo II. “O Santo Padre ensinou com fidelidade a doutrina de Cristo, guardada pela Igreja”, assinalou.
O arcebispo emérito do Rio de Janeiro convidou os presentes a recordarem o Papa falecido como “aquele que quis sempre mostrar-nos o Cristo, caminho da vida”.
Ainda hoje, os jornalistas acreditados no Vaticano podem também visitar a campa do Papa. Amanhã, pelas 07h00, todos os fiéis interessados poderão fazê-lo.
Para esta nova peregrinação popular, o Vaticano prepara-se para receber milhares de pessoas. Mais de 2 milhões de pessoas passaram pela Basílica de São Pedro entre 4 e 7 de Abril, dias em que os restos mortais de João Paulo II estiveram em Câmara ardente na Basílica vaticana. Na missa exequial, mais de 1 milhão de pessoas estavam em Roma para participar na cerimónia.
O Papa foi enterrado após o funeral de dia 8, no local anteriormente ocupado pelo Beato João XXIII e entre as únicas duas mulheres sepultadas na Cripta: as rainhas Carlota de Chipre e Cristina da Suécia.
Neste momento organizam-se já peregrinações para prestar homenagem a João Paulo II, junto do seu túmulo. O Papa pediu para ser sepultado na terra e a sua campa destaca-se pela simplicidade: uma lápide de mármore branco, com as inscrições "Ioannes Paulus PP II" e "16 X 1978 - 2 IV 2005", datas em que foi eleito Papa (16 Outubro de 1978) e da sua morte (2 de Abril de 2005).