Padres pagam IRS já este ano
2005-04-13 04:36:29

Os padres vão passar a pagar IRS a partir deste ano, por se tratar de trabalho dependente que resulta de uma prestação de serviços em relação à respectiva à Diocese, anunciou o Ministério das Finanças.

"No início deste mês, foram clarificadas administrativamente as especificidades tributárias em sede de IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) decorrentes da nova Concordata celebrada entre o Estado português e a Igreja Católica", refere o Ministério, em comunicado.
São excluídas da tributação "certas prestações conexas com a prática de actos religiosos (como as missas)", uma vez que, devido à sua natureza não-remuneratória, podem somente ser utilizadas pelo sacerdote segundo as regras próprias.