Estado da Saúde preocupa Igreja
2000-09-03 13:46:22

"A Igreja tem de divulgar mais a sua obra no campo da saúde. Muita gente desconhece, mas a Igreja tem no mundo 36 mil hospitais. Em Portugal são 44, dos quais 21 para doentes mentais. O número de doentes mentais que o Estado socorre é menor do que aqueles que a Igreja apoia", disse o padre Feytor Pinto, quinta-feira à noite, em Sacavém, no decorrer de uma palestra subordinada ao tema, "A Igreja e a saúde das pessoas".

"Entendo a saúde como a realização integral da pessoa. Para mim, saúde é mais do que o bem estar físico. A saúde deve ser entendida como uma realização", disse Feytor Pinto.
Mas, para isso, considera necessário haver um conjunto de referências para entender este conceito de saúde, nomeadamente perceber "com profundidade a dignidade humana, incompatível com as enormes listas de espera nos centros de saúde, ou as dificuldades em fazer uma intervenção cirúrgica, perceber o valor da vida humana, ter a noção da importância e também das limitações do progresso científico e técnico".