Igreja acusa autoridades de dificultar auxílio nas regiões devastadas pelo tsunami
2005-04-13 04:03:57

Representantes da Igreja Católica no Sri Lanka e no arquipélago indiano de Andaman e Nicobar acusam as autoridades estatais de inoperância e mesmo de estarem a bloquear o auxílio às pessoas afectadas pelo maremoto de Dezembro de 2004.

As autoridades estatais do Sri Lanka estão a “perpetuar o sofrimento e o desespero de um povo que vai perdendo, cada vez mais, a esperança num futuro melhor”. A acusação parte do Padre Sunil de Silva, secretário do Bispo de Colombo, em declarações recentes à Ajuda à Igreja que Sofre.

O sacerdote acrescenta: “Fiquei muito sensibilizado pela grande ajuda que nos enviaram, mas o Governo está a dificultar a situação. Eles deviam mostrar alguma consideração por esta gente”.

O Padre de Silva criticou ainda a mudança de atitude do Governo no que se refere à taxação sobre o auxílio humanitário: “Disseram-nos que não iriam cobrar impostos sobre os carregamentos de ajuda humanitária vinda do exterior, mas alteraram a sua posição quando esses carregamentos já estão a caminho e agora esse material não chegará até às nossas mãos. O Governo insiste que os entreguemos às autoridades”.

O Bispo de Port Blair, D. Alex Dias, (ilhas de Andaman e Nicobar) faz eco dos protestos do Padre de Silva. O prelado também responsabilizou o Governo indiano de estar a bloquear o auxílio às vítimas do tsunami.

As críticas de D. Alex Dias são dirigidas a Ram Kapse, o representante governamental no arquipélago. “Coloco esta questão: Porque é que ele (Ram Kapse) não faz algo para ajudar esta gente? Ele tem falado muito mas na realidade, no terreno, nada está a ser feito”.

A Ajuda à Igreja que Sofre visitou recentemente algumas regiões na Índia e no Sri Lanka que foram devastadas pelo maremoto de Dezembro. No Sri Lanka, os representantes da organização constataram que, após quatro meses decorridos sobre esta tragédia, existem ainda zonas que permanecem inacessíveis e onde ainda não foi possível fazer chegar qualquer auxílio às populações que carecem de alimentos e de tendas.

A Ajuda à Igreja que Sofre esteve recentemente no extremo sul das Ilhas Andaman onde a população começou a protestar, pedindo alimentos e mais auxílio. As autoridades prometeram construir alojamentos temporários até meados de Abril mas a população teme que venha a ser forçada a viver em tendas de campanha que serão varridas pelas monções que habitualmente assolam o arquipélago no final da Primavera.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
David Silva