Cardeal-Patriarca grato pelo Pontificado de João Paulo II
2005-04-02 23:49:48

D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, agradeceu a Deus pelo Pontificado de João Paulo II.
“Devemos agradecer a Deus por este Pontificado”, disse em conferência de imprensa. “Este homem foi um homem forte, que foi sempre à frente (..), rasgando caminhos novos”, acrescentou.

O Cardeal-Patriarca de Lisboa foi surpreendido na viagem entre Porto e Lisboa pela morte do Papa João Paulo II, depois de ter presidido naquela cidade à ordenação episcopal de D. Carlos Azevedo, novo bispo auxiliar do Patriarcado.
“Senti-me nestes dias numa profunda comunhão com o Papa”, assegurou aos jornalistas, para acrescentar que os próximos dias “são dias de recolhimento e de acção de graças”.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa agradeceu ao presidente da República, Jorge Sampaio, e ao primeiro-ministro, José Sócrates, pelos votos de condolências apresentados à Igreja portuguesa.
Amanhã, pelas 17h00, será celebrado na Sé de Lisboa um Pontifical pelo Papa.