III Jornada Diocesana da Juventude
2005-03-25 20:43:07

Caros amigos,
“/Fica connosco, Senhor, pois a noite vai caindo/ (Lc 24,29). Foi este o insistente convite que os dois discípulos, a caminho de Emaús na tarde do próprio dia da ressurreição, dirigiram ao viajante que se lhes tinha juntado. Carregados de tristes pensamentos, não imaginavam que aquele desconhecido fosse precisamente o seu Mestre, já ressuscitado. Mas sentiam /arder/ o seu íntimo (Lc 24,32), quando Ele lhes falava, /explicando/ as Escrituras. A luz da Palavra ia dissipando a dureza do seu coração e /abria-lhes os olhos/ (Lc 24, 31). Por entre as sombras do dia que findava e a obscuridade que pairava na alma, aquele viajante era um raio de luz que fazia despertar a esperança e abria os seus ânimos ao desejo da luz plena. /Fica connosco/ — suplicaram. E Ele aceitou. Pouco depois o rosto de Jesus teria desaparecido, mas o Mestre /permaneceria/ sob o véu do /pão partido/, à vista do qual se abriram os seus olhos”.

da Carta Apostólica/ Mane Nobiscum Domine/

É neste espírito que vimos lançar o desafio de no dia 3 de Abril congregarmos os jovens de toda a diocese de Lisboa, para, em Igreja, à semelhança dos discípulos de Emaús, descobrirmos a presença do Mestre ressuscitado na fracção do pão.

A III JDJ (Jornada Diocesana da Juventude), que irá realizar-se em Torres Vedras, terá um sentido festivo, catequético e vocacional. Mas, como todas as actividades diocesanas, esta será também fruto daquilo que os que nela participam estiverem dispostos a dar, com a sua alegria, criatividade, sentido de partilha, responsabilidade e procura.

Pedimos-te que as inscrições sejam enviadas até dia 21 de Março para o Serviço de Dinamização da Pastoral Juvenil. Para mais informações podes consultar o site do SDPJ em http://www.sdpj-lisboa.org/, onde já estão disponivéis todas as informações necessárias.

Um abraço amigo,

Pela equipa do SDPJ,