paroquias.org
 

Notícias






Voluntariado com novo rosto
2005-03-17 17:34:37

Promover e qualificar o voluntariado através da prestação de esclarecimentos sobre legislação, e da divulgação de acções das organizações promotoras, agenda, testemunhos de voluntários, publicações e sistematização de estudos é o objectivo central do novo site do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) que o cibernata poderá consultar em www.voluntariado.pt.

Se o pano de fundo é verde, a fotografia central unifica as mãos de três gerações completada com a frase “seja voluntário, há quem precise de si”. Ao percorrer os vários itens – CNVP, Voluntariado, Organizações Promotoras, Seja Voluntário, Voluntariado Empresarial, Voluntariado Internacional e Ligações – o utilizador do site encontra muita informação. Explicações sobre o CNVP e os objectivos deste organismo: “para além de promover diversas acções relacionadas com a efectivação dos direitos dos voluntários, tem ainda como competência, desenvolver todas as acções indispensáveis à promoção, coordenação e qualificação do voluntariado”.
Percorrendo o site, o leitor encontra as competências e definição do voluntário. Este está ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar das populações. Traduz-se num conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, expressando o trabalho voluntário e desenvolve-se através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras.
No seguimento do acompanhamento pelo Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), e de acordo com o previsto no Plano Nacional para a Inclusão (PNAI), 2003/2005, estão a ser criados no nosso país Bancos Locais de Voluntariado.
Os Bancos Locais de Voluntariado “vêm colmatar a falta de uma estrutura que, a nível local e de forma flexível e descentralizada, seja facilitadora do voluntariado, instituindo-se como um local de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades que reunam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade”. Ao nível dos objectivos gerais, estes pretendem promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado; Sensibilizar os cidadãos para o voluntariado; Divulgar projectos e oportunidades de voluntariado e Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia