paroquias.org
 

Notícias






Portugal continua a escrever a Bíblia
2005-03-17 17:27:50

O projecto “A Bíblia Manuscrita”, que em Novembro de 2004 colocou mais de 20 mil portugueses a copiar à mão os textos da Escritura, está a ser levado pela Sociedade Bíblica Portuguesa (SBP) até várias regiões do país que não participaram directamente da iniciativa.

Assim, Portugal continua a escreve a Bíblia, noutros moldes, até Outubro de 2005. Nessa data, um exemplar desta obra será entregue à Biblioteca Nacional por ocasião da inauguração da exposição “A Bíblia e a Cultura Portuguesa” e outro deverá seguir para a Biblioteca de Alexandria.
A decisão de prolongar a iniciativa foi tomada pela SBP depois de ter recebido pedidos de várias partes do país, que se sentiram “excluídas” da iniciativa por se encontrarem distantes dos 22 “scriptoria”, instalados nas capitais de distrito.
A Bíblia entrou na agenda dos media em novos moldes, tendo o pleno dos jornais televisivos do horário nobre feito directos da abertura de uma iniciativa relacionada com este Livro. Agora, passado o efeito mediático, o encanto não diminui.
“Durante aquele período de 15 dias era impossível estar a trabalhar em centenas de cidades, pelo que na altura tivemos de nos limitar às capitais”, refere o coordenador geral do projecto, Alfredo Abreu.
Neste momento, há já mais de 15 cidades que trabalharam com a SBP para reeditar estas cópias manuais da Bíblia. O projecto pode chegar a qualquer paróquia ou comunidade cristã interessada, sendo para isso necessário contactar a Câmara Municipal local, parceiro preferencial da SBP.
“Preferimos que seja assim para manter o carácter aberto do projecto”, explica Alfredo Abreu.
As reacções à iniciativa continuam a ser as mais diversas, desde a perspectiva de evangelização e catequese à visão de promoção dos valores fundamentais da cultura, passando pela atitude devocional, “gente que fica profundamente sensibilizada e emocionada porque esta Palavra, milenar, causa um impacto pessoal muito profundo”, conclui Alfredo Abreu.

Mais informações em www.sociedade-biblica.pt

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia