Maratona de leitura da Bíblia na Polónia
2005-03-17 17:26:46

A leitura de toda a Bíblia, em voz alta, sem interrupções: este é o objectivo de 876 leitores, que se revezarão por cerca de cinco dias e cinco noites, no púlpito de uma igreja de Poznan, oeste da Polónia, na I Maratona Bíblica.

A edição da Bíblia preparada propositadamente para essa leitura, é maior do que a comum: pesa 11 kg e tem uma capa de couro. Ela será levada depois ao Vaticano, para ser oferecida ao Papa.
O evento, intitulado "Bíblia - Alfa e Omega', pode ser acompanhado em directo pela Internet e teve início com uma celebração eucarística oficiada, Domingo à tarde, pelo Arcebispo de Poznan, D. Stanislaw Gadecki.
Depois da Missa, o Arcebispo leu os primeiros trechos do Livro do Génesis, sendo seguido pelos bispos auxiliares e autoridades civis, para além de seis outras pessoas, comidades compreendidas entre os 11 e os 70 anos, que se ofereceram para participar na manifestação.
A ideia nasceu cinco anos depois de uma série de espectáculos, recebidos com grande entusiasmo, chamados "Verba sacra", durante os quais, famosos actores poloneses leram, diante do público reunido em igrejas, fragmentos do Antigo Testamento.
Desde ontem, cada leitor, segundo o programa, lê um trecho da Bíblia por 5-7 minutos. Depois há um minuto de intervalo técnico, para que outra pessoa possa substituir a precedente, e a leitura prossegue.
A leitura é interrompida apenas uma vez por dia, para que a missa possa ser celebrada na igreja. Participam desta singular maratona, além dos católicos, também representantes dos ortodoxos e da comunidade judaica local.