Papa não preside às cerimónias da Páscoa
2005-03-10 17:49:38

O Papa João Paulo II, que está hospitalizado a recuperar de uma traqueotomia, não presidirá às cerimónias da Páscoa, delegando essa sua capacidade em vários cardeais de topo da hierarquia do Vaticano - o que acontece pela primeira vez no seu pontificado de 26 anos.

De acordo com o programa divulgado ontem pelo Vaticano, o Papa, com 84 anos, tem prevista apenas a presidência da bênção urbi et orbi (à cidade e ao mundo), no Domingo de Páscoa, à janela dos seus aposentos. Também a Via-Sacra, que se realiza Sexta-Feira Santa, ao fim do dia, no Coliseu, não está atribuída a nenhum cardeal.
Já a missa de Domingo de Páscoa, 27, bem como as cerimónias dos dias anteriores (Domingo de Ramos, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, no sábado), estão todas atribuídas a diferentes cardeais responsáveis da Cúria Romana, devendo o Papa limitar-se a estar presente nas celebrações.
Camillo Ruini, vigário do Papa para a Diocese de Roma, Angelo Sodano, secretário de Estado, Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos, o colombiano Alfonso Lopez Trujillo, o norte-americano James Francis Stafford e Joseph Ratzinger, da Congregação para a Doutrina da Fé, serão os cardeais encarregados de substituir João Paulo II na presidência dessas cerimónias.

Fonte Público