Fundação Ajuda à Igreja recolhe 64.000 Euros para as vítimas do maremoto na Ásia
2005-03-02 18:29:33

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre angariou até ao momento 64 000 Euros para auxiliar os países atingidos pelo maremoto que devastou vários países asiáticos em Dezembro do ano passado.

Em mensagem recentemente enviada à Ajuda à Igreja que Sofre, o Bispo de Jaffna (Sri Lanka) informa que existem na sua diocese cerca de 200 mil desalojados e dá conta do imenso trabalho que resta fazer. D. Thomas Savundaranayagam explicou que a Diocese de Jaffna está totalmente empenhada na organização da “enorme” operação de assistência humanitária. Os sacerdotes e as religiosas procuram desesperadamente organizar escolas temporárias para os mais jovens e providenciar assistência aos doentes nos hospitais de campanha.
No rescaldo da tragédia, a Diocese de Jaffna contou 30 igrejas destruídas ou bastante danificadas, três conventos levados pela fúria das águas e 4 missões devastadas. Perante este cenário de destruição o bispo lamenta: “Eu não sei como iremos substituir tudo isto”.
A todas as organizações humanitárias e à Ajuda à Igreja que Sofre o prelado agradeceu o auxílio enviado que permitiu já ajudar um grande número de pessoas.
Imediatamente após se conhecer a terrível magnitude desta catástrofe, a Ajuda à Igreja que Sofre decidiu enviar um auxílio humanitário de emergência de 200 mil Euros, para fazer face às necessidades mais urgentes dos sobreviventes do maremoto. O auxílio irá continuar para manter os campos de refugiados e reconstruir escolas, igrejas e outros edifícios religiosos.
Em Portugal, no âmbito desta grande campanha de solidariedade, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre organizou 2 concertos no mês de Janeiro, em memória das vítimas do maremoto. Nos dois concertos, um em Lisboa (dia 8) e outro no Porto (no dia 30), o coro Voces Caelestes e a orquestra Capela Real interpretaram obras de Händel. Em ambos as igrejas de São Roque (Lisboa) e da Senhora da Conceição (Porto), encheram-se de pessoas que, desta forma, prestaram a sua homenagem às vítimas do maremoto e contribuíram para auxiliar os países atingidos.
Graças a estes eventos culturais a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre angariou cerca de 6 mil Euros que foram enviados para os países atingidos pelo “tsunami” de 26 de Dezembro de 2004, através das Conferências Episcopais do Sri Lanka, Índia e Indonésia. Nesta campanha, que contou ainda com outras iniciativas – como a publicação de anúncios na imprensa regional e de inspiração cristã – foram recolhidos no total cerca de 64 000 Euros.
Uma benfeitora da Fundação, que esteve presente no concerto de 30 de Janeiro na Igreja da Senhora da Conceição, enviou uma mensagem de agradecimento por esta iniciativa: “Foi com muita alegria que assisti ao concerto do dia 30 (de Janeiro)”, escreveu esta benfeitora portuense que enviou também um donativo “para ajuda dos países atingidos pela calamidade na Ásia”. Solidária com esta iniciativa, deixou ainda as suas orações “pelo trabalho realizado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre”.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre