paroquias.org
 

Notícias






«Confissões de um Franciscano»
2005-02-23 19:23:44

O jornalista Luís Guimarães vai lançar em Março um livro sobre a vida e o pensamento do padre franciscano Vítor Melícias, integrado numa série de obras sobre figuras públicas. “Confissões de um Franciscano”, com chancela da «Livros do Brasil», tem lançamento marcado para 1 de Março no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa - refere a Agência LUSA.

Luís Guimarães já publicou livros sobre o historiador José Hermano Saraiva (“Os Labirintos da Memória”), o jornalista Fernando Pessa (“Cem Anos de Comunicação”), o maestro Vitorino d’Almeida (“Sem Pautas na Língua”), o cantor António Calvário (“A Canção de Uma Vida”) e tem em preparação um sobre o editor José Vilhena (“A Gargalhada do Resistente”, que deverá estar no mercado dentro de dois ou três meses).
«Não são biografias. Não me arrogo a ser biógrafo. Sou jornalista», precisou Luís Guimarães, acrescentando que o objectivo dos livros é «pôr as pessoas a falar na área da sua especialidade, mas também de assuntos diversos, extraindo o seu pensamento».
Escolheu desta vez o padre Vítor Melícias porque o considera «uma das personalidades mais cativantes e complexas do Portugal contemporâneo».
Vítor Melícias é uma pessoa «com uma grande formação, e apesar da sua idade, mantém uma grande juventude quanto aos valores que defende».
«Apesar destes valores estarem ancorados em práticas e conceitos muito antigos, como é o caso da figura de São Francisco de Assis, continuam a ser importantes e válidos», salientou, acrescentando que o padre «tem uma grande capacidade de ir buscar o melhor do passado».
O livro tem a particularidade de ter um prefácio escrito pelo ex-Primeiro-ministro socialista António Guterres. «Vítor Melícias sempre foi tido como o confessor» do ex-líder do PS, explicou o autor, acrescentando que ambos «têm um percurso de vida paralelo».
Andaram juntos na universidade e fizeram parte, nos anos 70, do chamado “Grupo da Luz”, participado por personalidades que eram contra o regime da altura.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia