paroquias.org
 

Notícias






Papa compara aborto a Holocausto
2005-02-21 13:21:57

O novo livro do Papa, Memória e Identidade, que será apresentado na quarta-feira, está a levantar polémica. João Paulo II, a certo passo do seu escrito, compara o aborto aos crimes cometidos por Adolfo Hitler - que a comunidade judaica classificou de Holocausto.

Ontem o Comité Central dos Judeus, na Alemanha, veio a terreno criticar a comparação, dizendo que "a Igreja Católica não compreendeu ou não quer compreender que não se pode comparar o aborto ao Holocausto". Palavras de Paulo Spiegel, membro daquele comité, que, citado pela AFP, acrescentou "Há uma enorme diferença entre um genocídio e aquilo que as mulheres fazem com o seu corpo."

Memória e Identidade é o quinto livro de Karol Wojtyla. A comparação entre o aborto e o Holocausto surge no contexto da uma reflexão sobre os grandes temas do século XX, em que incluiu o nazismo e o nacional-socialismo "como forças do mal" ainda presentes na Europa. A obra parte de uma conversa do Pontífice Romano com dois professores de Filosofia polacos, Krzysztof Michalski e Jozef Tischner, sobre a história e destino do velho continente. Pela primeira vez, o Papa refere-se ao atentado de que foi vítima em 1981, relatando conversas que teve com o turco Mehmet Ali Agca. Segundo conta João Paulo II, o homem que o tentou matar ficou intrigado por ter falhado e mostrou curiosidade em conhecer o fenómeno de Fátima.

Ontem, o Sumo Pontífice apareceu à multidão na Praça de S. Pedro aparentando boa forma física, e leu integralmente a tradicional mensagem do Anjo.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia