paroquias.org
 

Notícias






Igreja forma exorcistas
2005-02-23 13:32:39

Face ao crescimento de fenómenos relacionados com os cultos satânicos, especialmente no seio das camadas mais jovens, a Igreja Católica resolveu criar, numa das universidades pontifícias de Roma, a Athenaeum Pontificium Regina Apostolorum, um curso para exorcistas.

Trata-se de uma pós-graduação, em regime de formação intensiva e com duração de dois meses, assente em três áreas fundamentais: a história do satanismo no contexto bíblico, a Psicologia e o Direito Canónico.

Fonte da Santa Sé disse ao Correio da Manhã que, “embora não fomente a prática dos exorcismos, exigindo que eles só possam realizar-se com autorização do bispo da diocese, a Igreja admite, em casos muito raros e pontuais, uma peculiar possessão por parte do Diabo que obrigue à aplicação de um rito especial e de fórmulas litúrgicas próprias”.

Aliás, no ano 2000, foi publicado, com a devida autorização do Papa João Paulo II, o ritual romano da celebração dos exorcismos, o que confirma o facto de a Igreja continuar a levar estas coisas a sério.

No entanto, tal como acontece com tudo o que é revelação sobrenatural, a Igreja é cada vez mais cautelosa e vai até ao limite na tentativa de encontrar uma explicação científica para o caso.

A intenção do Vaticano é ajudar a que cada diocese tenha um exorcista oficial, como acontece em França e Itália. Em Portugal, já foi assim, mas após o Concílio Vaticano II, nos anos 60, os bispos deixaram de incentivar essa prática. Por isso, hoje em dia as dioceses nacionais contemplam o cargo, mas não têm quem o exerça.

O exorcista terá de ser padre com formação superior em Medicina ou Psicologia, para que, ao atender alguém alegadamente possuído, perceba se se trata de questão do foro psíquico ou algo sobrenatural.

D. Eurico Dias Nogueira, arcebispo emérito de Braga, disse ao CM que “este curso é mais do que necessário”. “É muito útil que a Igreja e as dioceses se empenhem na formação de especialistas, que possam atender os fiéis e ajudá-los a ultrapassar as dificuldades.”

De resto, apesar de não haver em Portugal padres autorizados a fazer exorcismos, já que as autorizações são concedidas mediante casos concretos, a verdade é que há mais de uma dezena de sacerdotes a fazê-lo à revelia dos bispos.

HUMBERTO GAMA, AUTODENOMINADO PADRE EXORCISTA: «NÃO TIREI UM CURSO»

– O Vaticano vai lançar um curso de exorcismos. O que pensa disso?

– Já há muito que a iniciativa é ventilada no Vaticano, mas sempre contou com a objecção dos Bispos mais modernos. Agora a Igreja quer recuperar uma área que é sua por obrigação, já que está a perder terreno para outras seitas.

– Porquê agora?

– As possessões diabólicas e o satanismo são a doença do século. O Vaticano apercebeu-se que precisa de padres bem preparados.

– O que é um exorcismo?

– É a tentativa de libertação da alma de um ser maligno que se chama Satanás. No entanto, há situações em que se demoram anos para desalojá-lo.

– Tirou um curso?

– Não tirei um curso, nem tenho autorização da Igreja. Não estou debaixo da alçada de um bispo, porque a Igreja não tem sido adulta e porque sou um Padre de Deus.

«SABES QUEM SOU? SOU O DIABO?»

22 de Outubro de 2003. Uma família da Beira Interior chega a casa do exorcista Humberto Gama, solicitando ajuda. Mal entra, uma mulher de 35 anos explica: “Sinto que está o diabo incorporado em mim, é uma aflição horrível”. O sacerdote toca-lhe, o espírito reage: “O corpo é meu”. “Quem disse que é teu? Sabes quem sou? Vou deitar-te água-benta”, pergunta Gama. A reacção é violenta – roncando como um animal, a mulher tenta morder-lhe as mãos. “Sabes quem sou? Sou o diabo”, diz o espírito. “Lá feio como ele és”, responde o padre. A leitura do livro dos exorcismos leva a nova reacção. “Olha que vou chamar os meus amigos”, grita o espírito. Os “amigos” são três: o pai da mulher, a amante deste e um homem que morreu no lar onde a mãe trabalhava. Segue-se todo o tipo de obscenidades, no diálogo entre o padre e o espírito do pai. A dada altura, os espíritos, fartos de ladainhas e água-benta, saem. Mas para que isso aconteça têm de encontrar outro corpo. “O que nem sempre é fácil”, explica Gama.

O FENÓMENO NO CINEMA

«O EXORCISTA»

Estreou em 1973, mas é ainda um filme de culto para os apreciadores do género. «O Exorcista», do realizador William Friedkin, narra a história de uma menina de 12 anos possuída por um espírito maligno que ameaça a sua vida. O exorcismo é a única salvação possível.

«ESTIGMA»

Os mistérios da possessão foram também abordados em «Estigma», um filme de 1999, que conta a história de uma mulher que não acredita em religião. Mas quando começa a sofrer ferimentos iguais às chagas de Cristo, tem início uma investigação que conclui que Frankie estava possuída.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia