Cardeal-Patriarca quer Igreja a falar sobre a vida
2005-02-10 21:42:18

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, assumiu que “cada palavra da Igreja tem de ser uma palavra de vida e para a Vida” na sua homilia de Quarta-feira de Cinzas.

O início da Quaresma no Patriarcado, num ano em que a Diocese de Lisboa prepara o Congresso para a Nova Evangelização (ICNE) foi o mote para a reflexão de D. José Policarpo.
“A Palavra de Deus pode iluminar toda a realidade humana: a generosidade com que se gera um filho, a alegria de um sorriso de criança, a sabedoria e a paciência de todo o processo educativo, concebido como descoberta em conjunto da vida, as lutas, os desânimos, os fracassos e as agressões à vida, os sofrimentos injustamente infligidos, a solidão egoisticamente provocada e tolerada”, assinalou.
O Patriarca de Lisboa lembrou ainda a Mensagem para esta Quaresma de João Paulo II, que também coloca o acento “na conversão à Vida”, considerando-a “em feliz convergência com Aquele que será o tema central e unificador do Congresso Internacional da Nova Evangelização: Cristo Vivo, a vida descoberta em Cristo Ressuscitado”.
Segundo D. José Policarpo, é preciso pensar “na exigência especial do envelhecimento, no que ele significa de hino à vida vivida, de aprofundamento do verdadeiro mistério da vida, de mensagem da esperança que ele encerra”.
“Toda a verdadeira conversão desafia a uma mais profunda descoberta da vida, da sua beleza e das suas exigências. Toda a evangelização é anúncio da vida, dos caminhos da vida”, acrescentou.
Sobre o ICNE, cuja etapa de 2005 será recebida pela capital portuguesa em Novembro, o Cardeal-Patriarca frisou que “a verdadeira urgência de Deus, do seu filho Jesus Cristo e da Igreja, seu povo, é do convite à conversão, porque só ela provocará aquela mudança de coração que abre os homens à vida, semeia neles a esperança, os torna capazes de rezar e de amar".