D. Carlos Azevedo promete ser mais um nos caminhos da Nova Evangelização
2005-02-04 15:16:56

D. Carlos Azevedo, hoje nomeado como Bispo Auxiliar de Lisboa, considera a missão agora confiada pelo Papa como “um grande desafio”.
O novo Bispo não esconde o seu entusiasmo por ir colaborar “com um Bispo que tem horizontes pastorais abertos ao futuro, indo servir uma diocese e um clero dispostos a acolher os caminhos da Nova Evangelização”.

A “exigência da missão” é a preocupação primeira do novo Bispo auxiliar de Lisboa, que pretende “ser testemunha fiel e profética da vontade de Deus para a Igreja e a sociedade, ser servo dos que andam feridos na sua dignidade, feridos no sentido ou divertidos no supérfluo”.
“Não tenho medo do trabalho, de anunciar uma palavra que não agrade ou de corrigir uma visão que não considere certa, nem de ir ao encontro dos mais longínquos”, assegura à Agência ECCLESIA.
Apesar de ter passado alguns anos da sua vida a trabalhar em Lisboa, D. Carlos Azevedo admite que o seu conhecimento da diocese não é muito amplo, mas considera que “agora, lentamente, com o mútuo conhecimento ganharemos confiança para trabalharmos em conjunto”.
D. Carlos Azevedo deixa uma palavra de gratidão “a Deus e a todos os que me têm ajudado a ser padre e têm sido compreensivos para com os meus limites, sobretudo o presbitério do Porto”. A ordenação episcopal terá lugar a 2 de Abril, na Igreja da Trindade, Porto.