15ª Peregrinação da Consolata: Peregrinar em honra do Beato Allamano
2005-02-03 13:41:12

Realiza-se no dia 19 Fevereiro a 15ª Peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima. Subordinada ao tema «chamou-os para estarem com Ele e para os enviar em missão», a Peregrinação consta de três grande momentos: Via-Sacra – Missão – Eucaristia.

Via-sacra

Após a chegada os peregrinos encaminhar-se-ão em procissão para a rotunda sul onde terá início a Via-sacra missionária: através de textos da Bíblia, do Beato Allamano e de testemunhos missionários, os peregrinos irão percorrer o tema da Peregrinação Missionária da Consolata (PMC) assumindo-se como chamados ao encontro com Cristo e disponíveis para viver a vida com dinâmica missionária.

Envio missionário do P. Gabriel Casadei

O segundo momento da PMC terá lugar no largo do Calvário húngaro: é momento celebrativo sobre a Missão ad gentes, em que o P. Gabriel Casadei receberá o crucifixo missionário.

O P. Gabriel, missionário da Consolata italiano, 40 anos, encontra-se a trabalhar em Portugal há nove anos e irá continuar o trabalho missionário em Moçambique, para onde partirá no fim de Fevereiro.

Eucaristia presidida pelo P. Darci Vilarinho

Da parte da tarde, os peregrinos partem do Seminário da Consolata e, em procissão, dirigem-se à Capelinha das Aparições, onde terá lugar a Eucaristia conclusiva.

O presidente da Eucaristia será o padre Darci Vilarinho, missionário da Consolata. O padre Vilarinho, 64 anos – natural de Mouçós, Vila Real – desempenha em Roma as funções de secretário do Conselho Geral do Instituto Missionário da Consolata.

Beato Allamano: Personalidade e santidade

Na carta de saudação aos peregrinos, o P. Luís Tomás – superior regional dos missionários da Consolata em Portugal – apresenta alguns traços fundamentais do Beato Allamano: «Achamos que numa peregrinação em honra do Beato Allamano nos fica bem salientar os dois traços da sua personalidade e santidade que mais marcaram a sua vida e melhor exprimem a sua obra:

Um é a sua grande devoção a Nossa Senhora – que nós expressamos com este peregrinar ao seu santuário.

O outro é a missão ad gentes – esta visão ampla do plano de Deus para a salvação de todos – que fazemos ecoar ao longo de toda a Peregrinação. Queremos desta maneira pôr em evidência uma preocupação, que é de toda a Igreja, mas que precisa de quem a escute, se deixe cativar por ela e a divulgue.

Este encontro de muitos amigos das missões é o momento propício para fundir numa só paixão – como aconteceu com o Beato Allamano – a devoção a Maria com o amor às missões».

Missionários e Missionárias em Capítulo Geral

Continua ainda o P. Luís Tomás: «Tanto os Missionários como as Missionárias da Consolata vão em breve celebrar o seu Capítulo Geral. É uma assembleia em que cada Instituto faz uma séria avaliação do seu trabalho e, com muito cuidado, procura os caminhos do futuro. Entre oração, escuta da Palavra e leitura dos sinais dos tempos, os missionários que participam no Capítulo procuram conhecer a vontade de Deus para o Instituto e traduzi-la em programas e métodos de trabalho para a executar. A tarefa não é fácil porque os tempos que estamos a atravessar, e ainda mais os que aí vêm, são de grande mudança. É necessária muita luz e muita coragem, dons que só o Espírito Santo pode conceder».

Rezar, ajuda preciosa

A concluir a sua carta de saudação, o Superior Regional pede aos peregrinos a união na Oração: «A vossa oração, seja nesta peregrinação seja nos meses que se seguem, será uma preciosa ajuda».

p. José Martins Fernandes

Missionários da Consolata