paroquias.org
 

Notícias






Pedagogias de paz
2005-01-31 22:48:15

Educar para a paz. O apelo deixado pelo Papa João Paulo II na oração dominical do Angelus, dirigido aos que terminavam na Praça de S. Pedro o “Mês da Paz”. A iniciativa, que termina no último Domingo de Janeiro de cada ano, é da Acção Católica: promover iniciativas de debate e oração pela paz junto os mais novos.

No Domingo, e após a oração do angelus, duas crianças ladearam o Papa João Paulo II, na varanda do seu gabinete de trababalho, no Vaticano, e quiseram lançar sinais de paz ao mundo largando duas pombas. Teimosamente – como aliás aconteceu em iniciativas idênticas no passado – as pombas tardaram em abandonar o palácio apostólico. Apesar dos sinais de constipação (hoje confirmada pelo porta-voz da Santa Sé), João Paulo II mostrou-se agradável com o gesto das crianças e ele próprio bracejou na esperança de ver as duas pombas voarem.
Antes, dirigiu apelos à paz, desta vez a pensar nos mais novos. João Paulo II, categoricamente, afirmou a necessidade de educar para a paz. Um estilo de vida pessoal e social que assente na construção da paz “não se improvisa, mas requer uma educação desde a infância”. Não se trata de uma educação qualquer, antes a que assente em “sábios ensinamentos” e sobretudo em “bons exemplos na família, na escola e em todos os contextos sociais”.
João Paulo II convocou todos para este projecto. Paróquias, associações, movimentos e grupos eclesiais são os locais onde é possível assumir essa prioridade: adoptar as pedagogias da paz. Trata-se - segundo afirmou Domingo aos peregrinos jovens e menos jovens que se deslocaram à Praça de S. Pedro, onde se encontravam também 23 crianças oriundas de países em guerra – de “vencer a injustiça com a justiça, a mentira com a verdade, a vingança com o perdão, o ódio com o amor”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia