Expectativas da sociedade em relação ao desemprego
2005-01-25 18:32:24

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre promove, entre hoje e amanhã, um conjunto de conferências sobre o impacto das mudanças socioculturais e económicas no emprego em Portugal e as expectativas da sociedade em relação ao desemprego.
As jornadas decorrem no auditório da Torre do Tombo, Lisboa.

“Cooperar e competir: a sociedade em busca do trabalho e do emprego” é o título das jornadas que estão marcadas para 25 e 26 de Janeiro, compostas por várias mesas-redondas, e com a participação de cerca de uma dezena de conferencistas.
“A dignidade da pessoa humana é um valor que não tem pleno reconhecimento sem a vivência do trabalho socialmente útil permitido a cada um” - sublinha a Fundação, observando que “o modo de construção e organização da economia restringe amiúde o acesso e a fruição deste bem fundamental a uma parte significativa de pessoas”.
Esta instituição religiosa sustenta que as mutações socioculturais e económicas «pedem novas iniciativas assentes no binómio experiência e inovação» e que «a crise exige novas perspectivas sobre a responsabilidade individual e dos diversos grupos sociais, incluindo o Estado».

Dia 25 - Sessão Solene de Abertura
David Sampaio Barbosa
Moderador: Acácio Catarino
1ª Mesa Plenária: O desemprego é um sintoma de que mudanças sociais? Orador: Jean-Yves Calvez, S.J.
1a) Mesa redonda: Características do desemprego em Portugal: há diferenças em relação a outras sociedades?
Moderador: Nuno Gonçalves
Conferencistas: Margarida Chagas Lopes e Manuel Carvalho da Silva
2ª Mesa Plenária: Construir uma sociedade de trabalho e emprego para todos: que modelo de economia? Orador: Alfredo Bruto da Costa
2a) Mesa redonda: Podemos inverter a escassez de empregos? Que medidas tomar?
Moderador: Ana Paula Zeferino Lucas
Conferencistas: Ana Paula Bernardo; Rui Matos e Emília Reis

Dia 26 - 3ª Mesa Plenária: O trabalho e a vida cultural e de relação humana: contradições e desafios. Orador: Arnaldo de Pinho
3a) Mesa redonda: Ser feliz e trabalhar: como estabelecer o equilíbrio?
Moderador: Maria Hermínia Pedro da Silveira
Conferencistas: Paulo Theia e Luís Ribeiro
Sessão Solene de Encerramento
4ª Mesa Plenária: A dignidade humana, a pessoa e o trabalho à luz da doutrina social da Igreja: Horizontes do futuro. Orador: Jacinto Farias