Papa deixa o caminho ecuménico nas mãos dos jovens
2005-01-24 22:08:21

João Paulo II convidou ontem os católicos de todo o mundo a rezar pela unidade dos cristãos e incentivou os jovens a tornar-se testemunhas da plena comunhão.
“Rezai pela plena comunhão dos cristãos.

O mundo espera o vosso testemunho evangélico de unidade”, disse o Papa no final do Angelus ao saudar vários grupos de jovens de Espanha congregados na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Num momento em que milhões de cristãos em todo o mundo celebram a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18-25 de Janeiro), o Papa convidou todas as comunidades cristãs a viver intensamente esta celebração.
“É cada vez mais clara a consciência de que a unidade é em primeiro lugar um dom de Deus que, sem cansaço, é necessário implorar com humildade e verdade”, afirmou João Paulo II, acrescentando que a semana de oração já permite experimentar “a alegria da plena comunhão, pelo menos no desejo e na invocação comum”.
João Paulo II exortou “todos os crentes, em particular os jovens, a prolongar durante todo o ano o compromisso ecuménico, e a tornar-se em todos os lugares instrumentos e testemunhas da plena comunhão invocada por Cristo no Cenáculo”.
Já hoje, o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos anunciou a realização da cerimónia ecuménica com que, em Roma, se conclui esta semana de oração comum. Em nome do Papa, a celebração das Vésperas, na basílica de São Paulo fora de Muros, será presidida pelo Cardeal Walter Kasper, presidente do referido Dicastério. A comunidade diocesana e os representantes das Igrejas e Comunidades eclesiais de Roma, que tradicionalmente se associam à celebração, foram convidadas a participar.
Ao longo dos seus 26 anos de pontificado, João Paulo II sempre considerou a separação entre os cristãos como um "escândalo" que mina a credibilidade dos seguidores de Cristo, no momento de anunciar o Evangelho.