paroquias.org
 

Notícias






Cáritas recolhe mais de 200 milhões de Euros na Europa para as vítimas do maremoto
2005-01-21 16:45:04

A Cáritas Europa já recolheu mais de 200 milhões destinadas a ajudar as vítimas do maremoto do passado 26 de Dezembro, que já provocou mais de 225 mil mortos e milhões de desalojados. A organização católica para a assistência e a solidariedade encontra-se a operar nas áreas mais atingidas, nomeadamente a província do Aceh (Indonésia), Sri Lanka, a região de Tamil Nadu (Índia) e a costa sudoeste da Tailândia.

“As organizações membros da Cáritas Europa são o núcleo central da equipa de respostas de emergência da Confederação internacional, além de serem muito activas na recolha de fundos nos seus próprios países, com mais de 200 milhões de Euros”, revelou em comunicado Matthew Carter, presidente da Comissão de ajuda humanitária da Cáritas Europa – que inclui 48 organizações activas em 44 países, entre os quais Portugal.
O trabalho da Cáritas tem sido realizado através das equipas locais, com centenas de voluntários apoiados pelas equipas de especialistas em ajuda humanitária enviados desde a Europa e os EUA. A ajuda imediata chegou na forma de alimentos, roupa, medicamentos e assistência sanitária, purificação da água, saneamento, aconselhamento psicológico e outros serviços.
A organização católica já começou a trabalhar na reabilitação e reconstrução dos locais atingidos, sobretudo nas áreas da habitação e da pesca.
Esta semana, o Observador Permanente da Santa Sé junto das Nações Unidas, D. Celestino Migliore, anunciou que o Conselho Pontifício Cor Unum, em cooperação com uma longa lista de instituições católicas de solidariedade, reuniu cerca de 500 milhões de dólares para auxiliar as vítimas do tsunami na Ásia.
O anúncio foi feito pelo Núncio Apostólico, na sua intervenção na 59ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, onde se debateu uma proposta de resolução sobre o reforço da coordenação da assistência humanitária e de emergência por parte das Nações Unidas. Parte deste montante destinou-se ao chamado auxílio humanitário de emergência e o restante dinheiro irá financiar projectos a longo prazo para reabilitar as regiões mais afectadas pelo maremoto, através das Igrejas e das missões nesses países.
Segundo o último relatório da “Cáritas Internationalis”, quase um mês depois da tragédia, a situação continua dramática. No Sri Lanka, existem sérios riscos para a saúde por causa da contaminação das águas, poluição do ar, epidemias de tifo, diarreia, bronquite e pneumonia. Quanto a infra-estruturas, 21 mil e 885 casas ficaram destruídas, mais de 93 mil têm danos e a população desalojada concentra-se em 611 centros de acolhimento temporário.
Na Tailândia, além das vítimas mortais entre turistas, os grupos mais afectados foram os mais vulneráveis: pescadores, pequenos comerciantes e pessoal dos serviços turísticos. A Cáritas Tailândia dispõe de uma equipa de 80 pessoas que trabalha em todo o país; as congregações religiosas no país colocaram ao serviço desta ajuda de emergência um grupo de 30 religiosas, durante um período inicial de 6 meses.
No Indonésia, começam a registar-se casos de diarreia, doenças de pele e respiratórias, bem como numerosos casos de trauma psicológico. Fontes de Cáritas destacam três problemas: a dificuldade de coordenação entre as ONG’s e as agências do Governo; a dificuldade para chegar às zonas mais afectadas e remotas; a falta de condutores, que agravam o problema do transporte.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia