Monges manifestam-se contra visita do Papa
2001-04-26 21:37:59

Cerca de 300 monges ortodoxos manifestaram-se esta quarta-feira contra a visita do Papa João Paulo II à Grécia, prevista para daqui a uma semana e meia.

A maior parte dos manifestantes é oriunda do mosteiro de Cosmas Aetolien, perto de Corinthe, no sudoeste de Atenas.
Os monges manifestaram-se durante várias horas numa praça da capital grega, antes de efectuarem uma marcha até ao arcebispado, no centro da cidade. Estes religiosos utilizaram palavras de ordem como: «Não à vinda do Papa», «Ortodoxia ou morte» e «A ortodoxia vencerá».

Os participantes, todos pertencentes à corrente mais conservadora da igreja grega, criticaram também o seu arcebispado ortodoxo de Chistodoulos, que classificam de «traidor» por ter apoiado a visita papal.

O Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa grega é bastante hostil ao Vaticano, a quem censura de ocupar os territórios ortodoxos na Europa de Leste.

A visita de João Paulo II à Grécia está marcada para 4 de Maio e será a primeira que o Papa efectua a este país com 98 por cento de fiéis ortodoxos.