Bispos suíços abrem aos leigos a possibilidade de pregar nas igrejas
2005-01-19 18:51:42

A Conferência Episcopal da Suíça (CES) difundiu esta semana dois documentos relativos à missão dos agentes pastorais leigos na Igreja e nas celebrações eucarísticas, em particular. Os bispos abrem aos leigos a possibilidade de pregar e lembram que também podem baptizar, em casos onde não seja possível encontrar um padre.

Em declarações à agência APIC, o abade Agnell Rickenmann, secretário da CES, considerou que as novas disposições “são fiéis ao Direito Canónico”.
No documento “leigos mandatados ao serviço da Igreja”, a CES admite que “assistentes pastorais bem preparados e formados, mandatados pelo bispo com uma missão canónica para a pastoral, pronunciem uma pregação ou meditação em vez da homilia”. Os Bispos sublinham que tal deve acontecer “de acordo com o padre celebrante”.