Jornadas - Cooperar e competir
A sociedade em busca do trabalho e do emprego

2005-01-19 12:00:00

A dignidade da pessoa humana é um valor que não tem pleno reconhecimento sem a vivência do trabalho socialmente útil permitido a cada um. Porém, hoje, o modo de construção e organização da economia restringe amiúde o acesso e a fruição daquele bem fundamental a uma parte significativa de pessoas. É uma situação que causa apreciáveis danos pessoais e colectivos. Para solucionar os problemas daí resultantes não é suficiente, longe disso, recorrer a medidas tradicionais. A natureza e a qualidade dos problemas sentidos no mundo do trabalho indiciam que estamos diante de mutações sócio -culturais e económicas à escala global, que exigem de todos a percepção de novos olhares e a adopção de iniciativas assentes no binómio experiência e inovação.

A crise que se vive apela para tomadas de posição baseadas na assumpção de novas perspectivas sobre a responsabilidade individual e dos diversos grupos sociais, incluindo o Estado.
Mais do que medidas de curto prazo, susceptíveis de iludir a profundidade dos reais problemas, e sem prejuízo dos apoios imediatos a conceder a quem vive o drama do desemprego, importa compreender os dinamismos sociais que estão a alterar os estilos e os hábitos de trabalhar e de conviver nas nossas comunidades.
O que é que está a mudar que afecta o trabalho e o emprego?
É possível manter o desígnio do direito ao trabalho para todos? Em que condições?
Acaso não se está a viver no mundo ocidental uma certa regressão, no estatuto do trabalho, talvez o resultado da incapacidade de dar corpo às utopias libertárias formuladas ao longo das últimas décadas?
O que podemos fazer, e o que é legítimo esperar?

Dia 25 – 9.30 - Sessão Solene de Abertura
David Sampaio Barbosa S.V.D.
Moderador: Acácio Catarino

1ª Mesa Plenária
O desemprego é um sintoma de que mudanças sociais?
Orador: Jean-Yves Calvez, S.J.

1ª Mesa redonda
Características do desemprego em Portugal: há diferenças em relação a outras sociedades?
Moderador: Nuno Gonçalves
Conferencistas: Margarida Chagas Lopes, Manuel Carvalho da Silva

14.30 - 2ª Mesa Plenária
Construir uma sociedade de trabalho e emprego para todos: que modelo de economia?
Orador: Alfredo Bruto da Costa

2ª Mesa redonda
Podemos inverter a escassez de empregos? Que medidas tomar?
Moderador: Ana Paula Zeferino Lucas
Conferencistas: Ana Paula Bernardo, Rui Matos, Emília Reis

Dia 26 – 9.30 - 3ª Mesa Plenária
O trabalho e a vida cultural e de relação humana: Contradições e desafios.
Orador: Arnaldo de Pinho

3ª Mesa redonda
Ser feliz e trabalhar: como estabelecer o equilíbrio?
Moderador: Maria Hermínia Pedro da Silveira
Conferencistas: Paulo Theia, S.J., Luís Ribeiro

14.30 - Sessão Solene de Encerramento
4ª Mesa Plenária
A dignidade humana, a pessoa e o trabalho à luz da doutrina social da Igreja: Horizontes do futuro.
Orador: Jacinto Farias, S.C.J.
Moderador: Paulo Bernardino

As inscrições são aceites por e-mail, telefone, fax ou carta, através dos seguintes contactos:

Fundação Ajuda a Igreja que Sofre
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D