paroquias.org
 

Notícias






Papa desafia os jovens a participar nas Jornadas Mundiais de Colónia
2005-01-10 17:39:08

João Paulo II desafiou os jovens de todo o mundo a participar nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que terão lugar na cidade alemã de Colónia no próximo mês de Agosto.

“Convido todos os jovens da Alemanha e os seus coetâneos do mundo inteiro a colocar-se a caminho, espiritualmente, rumo a este importante encontro”, disse o Papa antes da oração do Angelus, por ocasião da Solenidade da Epifania.
O Vaticano já confirmou a presença de João Paulo II nas JMJ. “A viagem a Colónia é a única viagem do Papa confirmada para 2005, até ao momento, mas isso não quer dizer que não haverá outras”, disse D. Renato Boccardo, organizador das viagens papais.
A chegada do Papa está prevista para o dia 19 de Agosto. No dia seguinte deverá presidir à vigília com os jovens e a 21 de Agosto presidirá à celebração eucarística.
A cidade de Colónia acolhe, desde hoje, o segundo encontro de preparação das JMJ 2005. Cerca de 400 delegados oriundos de diversos países, entre os quais Portugal, procuram preparar a logística do encontro, definir os lugares de acolhimento e conhecer melhor o local de realização do evento. Estima-se que cerca de um milhão de jovens passe pela cidade alemã durante as Jornadas.
A ideia das JMJ é iniciativa pessoal do Papa João Paulo II. Pouco antes da Páscoa do ano de 1984, no final do “Ano Santo”, o Papa convidou jovens de todo mundo para celebrar no Domingo de Ramos, em Roma. Entusiasmado pelo elevado número de participantes, o Papa escolheu o ano seguinte, declarado pela ONU como Ano da Juventude, para voltar a convidar a um grande encontro juvenil em Roma, no Domingo de Ramos.
Impressionado pelo sucesso dos primeiros encontros de jovens em Roma, o Papa anuncia festivamente, em Dezembro de 1985, a convocação imediata de um dia anual para a juventude. A partir daí celebra-se a cada 2 anos uma Jornada Mundial da Juventude, em diferentes lugares de todo mundo.
Para o arcebispo de Colónia, Cardeal Joachim Meisner, a iniciativa que se desenrolará de 11 a 21 de Agosto de 2005 será “ecuménica, solidária e aberta aos que estão mais longe”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia