ICNE com escola de oração
2005-01-05 19:26:20

Uma Escola de Oração, ligada ao Lausperene, começou ontem, no salão paroquial da na Igreja de S. Nicolau, na baixa lisboeta (R. da Vitória, entre a R. da Prata e a R. dos Douradores). A iniciativa está integrada nas acções de preparação do Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE).

Haverá sessões de 15 em 15 dias, das 21h15 às 22h30, nas primeiras e terceiras segundas-feiras de cada mês. Não há, propositadamente, nenhuma data marcada para o encerramento desta iniciativa.
A escola será orientada pelo Pe. Luís Rocha e Melo, com a colaboração do Pe. Armindo Vaz, Carlos Silva, Pe. José Tolentino Mendonça, Pe. Hugo dos Santos, Maria Armanda Saint-Maurice, Pe. Mário Rui Pedras, Teresa Messias e outros eventuais colaboradores.
Desenvolve-se em três etapas: «Iniciação à oração», «O itinerário espiritual» e «A união com Deus». A Escola de Oração é oferecida a todos os membros da diocese de Lisboa. A iniciativa é da Associação do Sagrado Coração de Jesus.
A escola terá lições teóricas e práticas. Destina-se particularmente aos que se inscreverem como voluntários na adoração permanente (Lausperene), mas está aberta a todos os que “quiserem aprender a orar ou a aprofundar a sua oração”. O Lausperene foi inaugurado na mesma igreja e funciona, por enquanto, das 8h00 às 23h00; a partir de Junho de 2005, funcionará 24 horas por dia.
Os promotores da iniciativa citam a encíclica “Ecclesia de Eucharistia” para explica o valor do culto prestado à Eucaristia fora da Missa na vida da Igreja.
“Se actualmente o cristianismo se deve caracterizar sobretudo pela «arte da oração», como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo espiritual, adoração silenciosa, atitude de amor, diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento?”, escreve o Papa.

Para mais pormenores e para saber como inscrever-se, seja como adorador no Lausperene (membro da Associação do Sagrado Coração de Jesus), seja como participante na Escola de Oração, consultar www.ppcj.pt/lausperene